Whatsapp icon Whatsapp

Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo

Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.
Bombas de gás lacrimogêneo para acalmar manifestantes.
A palavra "Lacrimogêneo" vem do Latim "lacrima" que significa lágrima.
Gás lacrimogêneo é um nome dado a vários tipos de substâncias irritantes da pele, olhos e vias respiratórias. Esse gás é comumente usado pela polícia e exército como arma de "controle de multidões", por ser capaz de dispersar as pessoas sem causar efeitos letais (mortes). Começou a ser utilizado na Primeira Guerra Mundial.

O Gás Lacrimogêneo se classifica como gás orgânico e pertence à classe dos Haletos, que são compostos que apresentam pelo menos um átomo do grupo dos Halogênios (F, Cl, Br, I) ligado a um grupo derivado de hidrocarboneto.

Muitos protestos violentos são dispersos pelos policiais com a ajuda deste tipo de arma, nas manifestações de rua, por exemplo, os policiais não podem acalmar a euforia da multidão com armas de fogo, sendo assim, o uso do gás é uma opção válida, já que apresenta baixa toxicidade e faz com que as vítimas soltem lágrimas incessantes e se afastem.

O Gás Lacrimogêneo pode se apresentar de várias maneiras, é lançado por meio de sprays (aerosol) ou na forma de granada de mão ou bombas, a composição varia:

- Spray de pimenta: é um agente inflamatório que provoca inflamação nos olhos, nariz e boca. Seu efeito é mais limitado, você tem que utilizar diretamente em alguém. Torna-se mais útil para se defender de ataques de ladrões.

- CS, cuja composição é gás (o-Clorobenzilideno malononitrilo): é um agente incapacitante, ou seja, os efeitos resultantes do contato com tais substâncias atrapalham qualquer indivíduo de realizar tarefas, já que vai estar muito ocupado tentando respirar ou esfregando os olhos (inutilmente). Além de lágrimas, o gás ainda pode irritar o nariz, boca e pulmões, e causar espirro, tosse e vômitos. A queda do líquido irritante na pele causa sensação de queimadura e os efeitos levam entre 20 a 45 minutos para passar.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Dureza do diamante no tratamento odontológico
Como ele é utilizado pelos dentistas.
Fotografar: tecnologia química
A química da fotografia, elemento químico presentes nos filmes fotográficos, cargas elétricas responsáveis pela fotografia, tecnologia das câmaras digitais, a química das máquinas fotográficas, elétrons e prata no processo de fotografar.
Iniciativas para conter o avanço nuclear
Conheça as principais delas.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.