Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química presente em alimentos
  4. Arroz preto: confira sua composição

Arroz preto: confira sua composição

Para sugerir a troca do consagrado arroz branco pelo nada sugestivo arroz preto teremos que apresentar bons argumentos, acompanhe então a análise comparativa da composição do arroz preto e do integral.

Comecemos pela quantidade (em gramas) de vitaminas B1 de ambos os tipos:

Arroz preto: 0, 34 mg
Arroz integral: 0,26 mg

Como vemos, o arroz preto é mais vitaminado. Essa característica torna o alimento essencial para a transformação de açúcar em energia e ainda auxilia no funcionamento dos sistemas cardiovascular e nervoso.

No quesito proteínas, o arroz preto também leva a vantagem, neste caso é uma boa pedida para os vegetarianos, já que não consomem a maior fonte da substância (carne). A quantidade de proteínas do arroz preto é de 9.8 g contra 7, 3 g presentes no arroz integral.

Agora uma má notícia para os gordinhos, em se tratando da quantidade de gorduras, o arroz preto também sai na frente, o que não é nada apreciável para aqueles que desejam perder peso. Por outro lado, para as mulheres que precisam realizar a reposição hormonal, a gordura presente nos alimentos não pode faltar, então compare:

Arroz preto: 2 g
Arroz integral: 1,9 g

Não podíamos nos esquecer do Magnésio (Mg), o mineral responsável pela fixação de cálcio nos ossos. Neste caso não restam dúvidas, o arroz preto dispara na frente.

Arroz preto: 190 mg de Mg
Arroz integral: 110 mg de Mg

*Nota: A análise foi feita para uma proporção de 100 gramas de cada tipo de arroz.

Diante das vantagens expostas, é hora de repensar a cor do cereal presente em sua alimentação diária: preto ou branco? A sua saúde opta pela melhor escolha
Quais as vantagens desse arroz?
Quais as vantagens desse arroz?
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Ácidos proporcionam sabor artificial aos alimentos.
Ácido málico, ácido tartárico e ácido fumárico
Como estes três ácidos são usados pela indústria de alimentos?
Planta tóxica beladona.
Toxinas em alimentos de origem vegetal
Toxinas vegetais, solaninaesteróide, glicoalcalóide, alimentos de origem vegetal, planta venenosa beladona, enzima acetilcolinesterase, componente-chave do sistema nervoso, cassava, cianeto de hidrogênio, condição neurológica degenerativa, mandioca, metabolismo do iodo, bócio, ingestão de iodo.
Coma um dente de alho por dia: o coração agradece.
“Alhoterapia”: qual o princípio?
Alhoterapia, dissulfeto de dipropenila, prevenir doenças cardíacas, alho contra o câncer de colo de útero e gástrico, Alimento para diminuir os níveis de colesterol, princípios terapêuticos da ingestão de alho.
O que tem no leite?
Propriedades do leite
Existem propriedades no leite que são essenciais para os mamíferos. Clique e entenda!