Bateria selada

As baterias seladas representam um aperfeiçoamento das baterias de chumbo comuns. Para entendermos o que foi mudado de uma para a outra, temos que saber primeiro qual é o princípio de funcionamento de uma bateria comum.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As baterias de chumbo utilizadas em automóveis são denominadas assim porque elas são formadas por seis pilhas de 2V, sendo que em cada pilha o polo negativo ou ânodo é formado por placas de chumbo revestidas com chumbo (Pb) esponjoso e seu polo positivo, cátodo, é formado por placas de chumbo revestidas de PbO2, ambas estão mergulhadas numa solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) a 30%.

Bateria de chumbo-ácido comum

As reações responsáveis pelo funcionamento das baterias de chumbo são as seguintes:

Semirreação do Ânodo: Pb +HSO41-+ H2O ↔  PbSO4 + H3O1+ + 2e-

Semirreação do Cátodo: PbO2 + HSO41-+ 3H3O1+ + 2e-↔ PbSO4 + 5 H2O________

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Reação global: Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O

No entanto, com o passar do tempo, a concentração do ácido sulfúrico vai diminuindo e o PbSO4 formado se acumula nos eletrodos, até que a bateria pare de funcionar.

Mas, essas reações são reversíveis e, portanto, as baterias comuns são recarregáveis, bastando inverter o sentido da reação por meio de uma corrente contínua. Isso é feito pelo dínamo ou alternador dos carros.

Veja, porém, que a reação inversa da reação global fará com que a água da solução seja decomposta e é por isso que é preciso adicionar de modo periódico água destilada na bateria:

Pb + PbO2 + 2 HSO41-+ 2 H3O1+↔ 2 PbSO4 + 4 H2O

Para acabar com esse inconveniente, sugiram as baterias seladas, em que há adição de 0,07% de cálcio aos eletrodos de chumbo. Isso faz com que se reduza bastante a decomposição da água e, então, não é preciso adicionar água destilada à bateria durante o seu tempo de vida útil.

Na bateria selada há menos decomposição da água no momento em que é recarregada pelo alternador
Na bateria selada há menos decomposição da água no momento em que é recarregada pelo alternador
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Mundo Educação.

Videoaulas