Saturno, como todo planeta, apresenta suas particularidades, uma delas está nos anéis que adornam sua superfície, pelo menos são os únicos que podem ser vistos da Terra pelos astrônomos. Júpiter e Urano também possuem anéis, mas não são visíveis como no caso de Saturno.
As sondas espaciais Voyager 1 e 2 registraram a existência dos anéis, que pode ser explicada por duas teorias distintas:
A primeira delas afirma que os anéis são produto da colisão entre asteroides próximos ao planeta. Ao se chocarem eles teriam lançado rochas e poeira que se acumularam na forma de anéis em volta de saturno.
A segunda teoria defende que o aparecimento dos anéis se deu no momento da formação do próprio planeta. A poeira e nuvens de gases que compõem os anéis seriam provenientes das sobras de matéria oriundas da formação de saturno.
Independente da origem dos anéis de saturno, uma coisa é certa, eles encantam a astronomia pela beleza da matéria gélida e brilhante que os compõe, tal adorno dá ao planeta um destaque maior frente aos outros componentes do sistema solar.
Por Líria Alves
Graduada em Química

Saturno: qual o diferencial desse planeta?