Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Equilíbrio Químico na Ingestão de Remédios

Equilíbrio Químico na Ingestão de Remédios

No cotidiano temos vários exemplos de reações que se encontram em equilíbrio químico, isto é, aquelas em que a taxa de desenvolvimento da reação direta é igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa.

Um exemplo que podemos citar ocorre em nosso estômago no momento em que ingerimos remédios. Veja o caso da Aspirina®, medicamento indicado como analgésico, cuja fórmula estrutural está representada a seguir:

Fórmula do ácido acetilsalicílico

Esse composto químico é um ácido carboxílico, cujo nome é ácido acetilsalicílico (AAS). Visto que é um ácido, ele sofre ionização em meio aquoso. Assim, quando ingerimos o AAS com um pouco de água, ele estabelece o seguinte equilíbrio químico:

AAS(s) + H2O(l) ↔ AAS1-(aq) + H3O1+ (aq)

Dessa forma ionizada, a Aspirina® não consegue atravessar a camada protetora das paredes do estômago.

No entanto, é muito perigoso uma pessoa tomar esse medicamento sem prescrição médica, porque o nosso estômago é um meio muito ácido, o que desloca o sentido da reação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o Princípio de Le Chatelier , quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se deslocar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Assim, no caso da reação em equilíbrio que estamos considerando, um meio ácido iria adicionar íons H3O1+ (aq) à reação, e, imediatamente, ocorreria o aumento da concentração desses íons. Para se reajustar o equilíbrio seria deslocado para a esquerda, ou seja, a taxa de desenvolvimento da reação inversa iria aumentar, deslocando no sentido do consumo desses íons, reconstituindo a forma neutra da Aspirina®.

Na forma neutra, a Aspirina® pode atravessar a camada protetora das paredes do estômago, podendo levar a casos de hemorragia, o que é perigoso. Por isso, nunca tome medicamento sem prescrição médica.

A Aspirina® é um medicamento que estabelece um equilíbrio químico no estômago
A Aspirina® é um medicamento que estabelece um equilíbrio químico no estômago
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Fotoquímica
Fotoquímica, energia química, Fotólise da Água, Fotofosforilação, NADP, Reação de claro, ATP, fotossíntese de plantas, fonte de energia, molécula de clorofila, energia luminosa, constituição celular, processo fotossintético das plantas, absorção de luz.
Existem forças de atração intermolecular que mantêm as bolhas de sabão
Como se formam as bolhas de sabão?
Veja as respostas para as seguintes perguntas: O que forma as bolhas de sabão? Por que elas sempre são esféricas? Como fazer para conseguir bolhas de sabão mais resistentes?
Calibragem de pneu de carro
Por que a pressão do ar nos pneus de bicicletas é tão alta?
Descubra por que os pneus de bicicletas suportam mais pressão do ar do que os pneus dos carros.
O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra
Elemento mais abundante na Terra
Saiba qual é o elemento químico mais abundante na Terra.
Aparelho bafômetro indicando 0,35 mg/L.
Reação de oxirredução salva vidas
Saiba mais sobre a química do Bafômetro.