Epóxidos

Os polímeros Epóxidos são derivados de poliéteres, mais precisamente da reação do bis-fenol com um epóxi (éter cíclico). Quem nunca precisou de uma cola do tipo epóxi para consertar um objeto quebrado? Esse tipo de cola é formado pela mistura de poliamida e resina epóxi.

O polímero formado por resina epóxi e fibras de carbono possui cadeias cruzadas que conferem ao material uma maior resistência, por isso este polímero é usado para fabricar tacos de golfe, raquetes de tênis, skates. A função da resina é manter as fibras unidas e amortecer as vibrações, por exemplo, quando a bola de golfe toca o taco, este não irá vibrar. Mas a utilização deste polímero tão resistente vai além de artigos esportivos, é usado também em asas e fuselagem de aviões.

É importante inserir o conceito de composite no presente contexto: composites são constituídos por polímeros sintéticos e servem para dar resistência a objetos, eles possuem em sua composição geral fibras envolvidas por material plástico. As resinas epóxi é que constituem os materiais plásticos presentes nos composites.

Para demonstrar a resistência fornecida pela presença de composites nos materiais, considere a cerâmica usada na fabricação de xícaras e pratos. A cerâmica pode ser enriquecida com fibras de grafite (fibras de carbono) tornando-se menos quebradiça e resistente a altas temperaturas. As propriedades dos composites feitos com fibras de grafite permitem a utilização no revestimento de ônibus espaciais e foguetes, garantindo a proteção externa das naves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A cola derivada da resina epóxi e poliamida é cinza e resistente.
A cola derivada da resina epóxi e poliamida é cinza e resistente.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Classificação dos Polímeros
Classificação dos Polímeros, polimerização, Polímeros de adição, Polímeros de condensação, reação de adição, reação de condensação, macromoléculas, polímeros sintéticos, grupos funcionais distintos.
Alcoolismo: doença que altera o humor.
Etanol e saúde
Etanol, compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional, hidroxila, carbonos saturados, bebidas alcoólicas, teor de etanol, danos irreversíveis ao cérebro, álcool no sangue.
Formação de polímeros: montagem de um quebra-cabeça.
Como se formam os polímeros?
Visão dos polímeros como peças de um quebra-cabeça.
Nas décadas de 1920 e 1930 a baquelite foi muito utilizada para produzir telefones.
Polímero baquelite
A baquelite é um polímero do tipo polifenol. Descubra por que ela foi o primeiro polímero de importância industrial e conheça sua constituição e aplicações.
Rearranjo entre átomos origina diferentes compostos.
Alotropia do Carbono
Clique aqui e entenda o conceito químico de alotropia do carbono!
Cuidado, composto orgânico tóxico!
Compostos aromáticos tóxicos
Tome as precauções para não se intoxicar com essa classe de hidrocarbonetos
Os compostos orgânicos, que compõem a maioria das substâncias ao nosso redor e até mesmo dentro de nós, são formados por diferentes tipos de cadeias c
Classificação das Cadeias Carbônicas
Na classificação das cadeias carbônicas, é necessário observar os tipos de ligações, o fechamento da cadeia, a natureza dos átomos e as suas disposições na cadeia.
Grânulos de plástico ABS
Constituição e aplicações do polímero ABS
Conheça o polímero ABS que é um copolímero formado por três monômeros diferentes.