Whatsapp icon Whatsapp

Equação geral dos gases

Spray: a pressão contida no frasco pode oferecer perigo.
Spray: a pressão contida no frasco pode oferecer perigo.

Um gás pode passar por três tipos de variáveis de estado: quanto ao seu volume, quanto à temperatura e quanto à pressão. Essas alterações são conhecidas como transformação isobárica, isovolumétrica e isotérmica. A partir dessas três transformações gasosas é que se chegou à equação:



Essa é conhecida como a equação geral dos gases, que aborda as três variáveis de estado (P, V e T).

A equação geral nos permite calcular, por exemplo, o volume de um gás que passou por alterações de temperatura e pressão.

Um objeto prático que nos ajuda a entender a aplicação deste princípio: as latas de aerossóis. Os rótulos aconselham a não deixar esse tipo de recipiente em ambientes quentes ou expostos ao fogo, sabe por quê?

Observando a equação geral dos gases:


Podemos perceber que P, T, V são grandezas proporcionais, ou seja, o aumento de um incute no aumento de outro.

Considerando a presença do gás dentro do recipiente, e que altas temperaturas provocam aumento excessivo da pressão, o que acontece então quando aquecemos uma lata de spray?
Ela explode na presença de altas temperaturas. O aumento da pressão exercida pelo gás, ocasionada pelo aumento da temperatura absoluta, explode a lata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

DDT
Efeitos dessa substância no organismo.
Elemento Químico
Conjunto formado por átomos de mesmo número atômico.
Forças intermoleculares
Saiba tudo sobre as forças intermoleculares. Conheça os seus tipos e entenda a diferença entre forças intermoleculares e intramoleculares.
Ligação Metálica
Conheça mais sobre as propriedades das ligações metálicas.
Água anfótera
Por que a água recebe este nome?
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.