Whatsapp icon Whatsapp

DDT

DDT provoca má formação de ovos.
DDT provoca má formação de ovos.

Dicloro-Difenil-Tricloroetano, mais conhecido como DDT. Este composto se tornou mundialmente conhecido por sua propriedade inseticida. Seu uso indiscriminado durante a Segunda Guerra Mundial teve justificativa no baixo valor monetário para adquiri-lo, era o mais barato inseticida da época.




Fórmula molecular DDT

O DDT foi útil para eliminar insetos e combater as doenças emitidas por estes durante a guerra: Malária, Tifo e Febre amarela.


DDT: uma molécula comporta 5 átomos de Cloro.

O agravante no uso de DDT foi a descoberta de que esta substância pode demorar cerca 30 anos para se degradar. E o uso não se restringia só para a eliminação de insetos, sendo aplicado também por agricultores no controle de pragas nas lavouras. Esta utilização trouxe riscos ainda maiores, uma vez que a substância tóxica pode se infiltrar no solo contaminando os lençóis freáticos e mananciais.

Por este motivo é que o uso do DDT foi proibido nos anos 70, em virtude de seu efeito acumulativo no organismo. O enfraquecimento das cascas de ovos das aves foi uma prova dos malefícios do DDT ao homem. Estudos feitos com a substância sugerem que a mesma seja cancerígena, pode provocar partos prematuros e causar danos neurológicos, respiratórios e cardiovasculares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Exatidão e Precisão das Medidas
Entenda qual é a diferença entre exatidão e precisão nos instrumentos de medidas.
Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas
Como a interação entre moléculas torna um composto mais solúvel?
Propriedades dos líquidos
Líquidos, Tensão superficial, fusão de um sólido, condensação de um gás, viscosidade, fluido, volume constante, moléculas de um gás, forças intermoleculares, compressão, evaporação de um líquido.
Um estudo sobre a água
Características e propriedades da molécula H2O.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!