Whatsapp icon Whatsapp

Escalas de temperatura

Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F).

Ao medir a temperatura da atmosfera de sua casa, por exemplo, você não está simplesmente registrando a sensação térmica que seu corpo sente. Na verdade, está medindo a energia cinética das partículas de gás em sua casa. A temperatura se eleva na medida em que se aumenta a velocidade de movimento das partículas.

O termômetro é um dispositivo que permite verificar a temperatura ambiente. Ele pode apresentar diferentes escalas. A leitura da temperatura de seu termômetro é relacionada com a proporção da energia cinética das partículas.

A imagem a seguir compara as três escalas de temperatura, sendo que as escalas Kelvin e Celsius são as mais usadas pelos cientistas.


Comparação das escalas de temperatura Fahrenheit, Celsius e Kelvin.

Observe o ponto de congelamento e o ponto de ebulição para cada escala; estes são os pontos de referência. De acordo com a imagem, a água entra em ebulição em 100°C (373 K) e congela em 0°C (273 K). Vamos às definições:

Fahrenheit: escala termométrica de símbolo F, no qual 32° F é o ponto de congelamento da água e 212° F é o ponto de ebulição da água.

Celsius: escala de temperatura, símbolo C, no qual 0° C é o ponto de congelamento da água e 100° C é o ponto de ebulição da água.

Na escala termométrica, o intervalo entre o ponto de ebulição e o ponto de congelamento da água é dividido em 100 intervalos, denominados graus.

Kelvin: escala de temperatura absoluta ou escala termodinâmica, cujo símbolo é K, no qual o ponto triplo da água tem o valor de 273,16 K.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!
Calor e temperatura – diferença entre essas grandezas.

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron
A terceira partícula subatômica é o nêutron, e ela foi a última a ser descoberta, em 1932 por Chadwick.
Distribuição eletrônica de íons
Aprenda a realizar a distribuição eletrônica de íons no diagrama de Linus Pauling.
Núcleo atômico
Clique aqui e conheça importantes aspectos sobre o núcleo atômico!
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.