Whatsapp icon Whatsapp

Calor e Temperatura

Temperatura e calor são conceitos bastante próximos, embora tenham significados bem distintos para a termologia. Enquanto o calor é uma forma de energia, a temperatura é uma medida da energia cinética de todos os átomos e moléculas constituintes de um corpo.

O que é temperatura

Temperatura é uma medida microscópica para o movimento de oscilação descrito por átomos e moléculas de um corpo. Macroscopicamente, a temperatura é percebida pelas sensações de quente e frio, e pode ser descrita por meio de um grande número de escalas termométricas.

Atualmente existem três escalas termométricas largamente utilizadas: celsius, fahrenheit e kelvin. A escala celsius é a mais usada de todas, praticamente por todos os países do mundo. A escala fahrenheit é utilizada nos Estados Unidos da América e em outros pequenos países. Já a escala kelvin é vista no meio acadêmico, em publicações científicas, uma vez que kelvin (K) é a unidade de medida de temperatura adotada pelo Sistema Internacional de Unidades.

Veja também: Como converter unidades?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A medida de temperatura de um corpo determina o sentido no qual o calor irá fluir. Essa forma de energia térmica deve sempre partir dos corpos de maior temperatura em direção aos corpos de menor temperatura, até que se estabeleça a condição de equilíbrio térmico.

O estado físico de uma substância depende de sua temperatura.
O estado físico de uma substância depende de sua temperatura.

→ Escala celsius

A escala celsius é baseada nos pontos de fusão e ebulição da água pura, os quais ocorrem, respectivamente, nas temperaturas de 0 ºC e 100 ºC. Essa escala foi criada, em 1742, pelo astrônomo sueco Anders Celsius, e é largamente utilizada até hoje pela maioria dos países do mundo.

→ Escala fahrenheit

A escala fahrenheit tem como pontos fixos as temperaturas de 32º F e 212 ºF, associados aos pontos de fusão e ebulição da água, respectivamente. Essa escala foi concebida pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit, que, inicialmente, baseou-se na temperatura do corpo humano, à qual atribuía-se a medida de 90 ºF.  

Embora estejam relacionados, temperatura e calor são grandezas distintas.
Embora estejam relacionados, temperatura e calor são grandezas distintas.

→Escala kelvin

A escala kelvin é adotada pelo S.I. para a definição da temperatura termodinâmica. Originalmente essa escala foi construída com base na temperatura do ponto triplo da água, e o seu nome foi-lhe atribuído em homenagem ao físico britânico William Thomson, conhecido como Lorde Kelvin. Assim como a escala celsius, a escala kelvin é centígrada, isto é, apresenta 100 divisões iguais entre os pontos de fusão e de ebulição da água.

A escala kelvin é absoluta, ou seja, não admite valores negativos de temperatura como fazem as outras escalas termométricas. A temperatura mais baixa medida na escala kelvin é conhecida como zero kelvin (0 K ou -273,15 ºC), ou zero absoluto: uma temperatura teórica em que todos os átomos e moléculas de um corpo encontram-se perfeitamente parados.

Relação do zero absoluto e dos pontos fixos da água nas três escalas mais comuns.
Relação do zero absoluto e dos pontos fixos da água nas três escalas mais comuns.

Saiba também: Três erros comuns em termologia

Conversão de temperaturas

Existem relações matemáticas que podem ser utilizadas para convertermos medidas de temperatura em diferentes escalas termométricas. Confira tais fórmulas:

TC - temperatura em celsius (ºC)

TF - temperatura em fahrenheit (ºF)

A fórmula anterior permite-nos converter temperaturas escritas tanto em graus celsius quanto em graus fahrenheit. Para tanto, é necessário substituir as variáveis TC ou TF pela temperatura que se deseja converter.

Caso queiramos transformar graus celsius em kelvin ou vice-versa, podemos utilizar a relação matemática seguinte, confira:

TK - temperatura em kelvin (K)

Por fim, a relação que pode ser usada para a conversão entre kelvin e graus fahrenheit é mostrada a seguir, observe:

Juntas, as três fórmulas apresentadas podem ser usadas para converter qualquer uma das três escalas termométricas mais utilizadas no mundo.

Veja também: Entropia, uma grandeza termodinâmica

O que é calor

Calor é a energia que flui a partir dos corpos que se encontrem em temperaturas maiores que as vizinhas. Quando dois ou mais corpos estabelecem contato térmico, o calor sempre fluirá de forma espontânea para os corpos de menor temperatura, até que se atinja a condição de equilíbrio térmico.
O calor pode ser transferido entre os corpos por meio de três processos distintos. Confira mais detalhes sobre cada um desses processos:

  • Condução: O processo de condução de calor ocorre principalmente em sólidos, sem que haja transporte de matéria. Para que ocorra o processo de condução, é necessário o contato físico entre corpos de diferentes temperaturas. A condução também ocorre no interior dos sólidos, o contato entre moléculas permite que elas troquem energia, transferindo parte de seu movimento de vibração para suas vizinhas. Como exemplo de condução, tem-se o  processo de aquecimento de uma barra metálica.
  • Convecção: A convecção ocorre em fluidos, tais como líquidos e gases, por meio da transferência de massa. Para que ocorra a convecção, é necessário que haja diferenças de temperatura no interior do fluido. Nessas condições, formam-se correntes de convecção ascendentes e descendentes, que transferem calor para outras partes do fluido até que todo o esse fique com a mesma temperatura. Um exemplo desse processo é a fervura da água.
  • Radiação: A radiação é a transmitida por ondas eletromagnéticas. Todos os corpos que têm temperaturas maiores que o zero absoluto transmitem calor por radiação. Por tratar-se de uma onda eletromagnética, a radiação é capaz de propagar-se no vácuo. As ondas eletromagnéticas do Sol e a lâmpada incandescente, que aquece seu redor, são exemplos de radiação.

A unidade de medida de calor, joule (J), é a mesma utilizada para a energia, uma vez que o calor é uma das diversas formas pelas quais essa pode apresentar-se. No entanto, é comum que utilizemos grandezas como a caloria (cal) e cálculos de calorimetria no nosso dia a dia.

Existem duas formas de calor. Entenda as diferenças entre elas:

  • Calor sensível: é aquele que causa mudanças de temperatura em um corpo sem que haja mudanças em seu estado físico. Conferira a fórmula de calor sensível:

Q - calor sensível (J ou cal)

m - massa (kg ou g)

ΔT - variação de temperatura (K ou ºC)

  • Calor latente: é aquele que um corpo precisa absorver para ter o seu estado físico alterado sem que haja mudanças de temperatura. Observe a fórmula usada para calcular a quantidade de calor latente:

L - calor latente específico (J/kg ou cal/g)

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre o calor

Exemplos de calor e temperatura

Confira alguns exemplos que podem ajudar a compreender a diferença entre calor e temperatura:

  • Apesar da temperatura da chama de um fósforo ser mais de 2000 ºC, a quantidade de calor que ela é capaz de transferir é muito pequena.
  • Coloque sua mão dentro d'água em temperatura ambiente, agora coloque sua mão em água morna e, em seguida, coloque novamente sua mão na água em temperatura ambiente: ao fazer isso, perceberá que essa água está mais “fria”, quando, na verdade, a diferença de temperatura entre sua mão e a água favoreceu uma maior troca de calor.
  • Quando encostamos em objetos metálicos, percebemos que eles parecem “frios”. Isso acontece devido à sua boa capacidade de absorver ou transferir calor, sua temperatura geralmente está igual à do ar e dos outros objetos ao seu redor.
  • A temperatura é uma das grandezas que determinam o estado físico das substâncias, no entanto, para que ela mude, é necessário que ocorram trocas de calor ou grandes mudanças de pressão.

 

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Análise cromatográfica
Clique aqui e entenda o que é uma análise cromatográfica e como ela é feita!
Durante o dia, a areia aquece-se mais rapidamente que a água, pois seu calor específico é menor que o da água
Calor específico
Você sabe o que é calor específico? Clique aqui e entenda mais sobre Termologia!
O calor fornecido a uma substância que pode gerar mudança de estado físico é chamado de latente
Calor latente
Você sabe o que é calor latente? Clique e saiba mais sobre essa quantidade de energia que pode alterar o estado de agregação molecular.
Absorvemos calor sensível quando estamos próximos de uma fogueira com carvão em brasa.
Calor sensível
Você sabe o que é calor sensível? Acesse o artigo e saiba o que é, conheça as fórmulas e aprenda a calcular a quantidade de calor sensível.
Conversão de unidades
Você sabe fazer conversões de unidades? Converter unidades é um processo bastante simples e muito útil para resolver exercícios de Física. Por meio desse processo, é possível adequar as unidades dos exercícios para resolvê-los com mais facilidade. Aprenda a converter unidades de comprimento, área, volume, intervalo de tempo e de velocidade com esse artigo.
Os produtos liberados na combustão do etanol são transparentes. Essa “fumaça” é a condensação do vapor de água ou o motor está com defeito
Entendendo as Equações Químicas
Tire suas dúvidas a respeito dos aspectos quantitativos das equações químicas, tais como: o que são o índice e o coeficiente estequiométrico? Quantos átomos estão reagindo?
O número de estados das moléculas de tinta aumenta irreversivelmente com sua diluição em água.
Entropia, uma grandeza termodinâmica
Entropia é uma grandeza termodinâmica que mede o grau de multiplicidade de estados de um sistema. A entropia indica a aleatoriedade e a quantidade de energia indisponível ou dissipada em um sistema termodinâmico. Confira este texto e aprenda sobre o que é esse importante, porém pouco compreendido, conceito físico.
O calorímetro é utilizado para medir a quantidade de calor trocada entre dois corpos de temperaturas diferentes
Equação fundamental da calorimetria
Clique aqui e veja como é obtida a equação fundamental da calorimetria, que relaciona a capacidade térmica e o calor específico das substâncias.
A escala Celsius é a mais utilizada na maior parte dos países
Escalas termométricas
Saiba mais sobre as escalas termométricas e veja a equação de transformação de valores de temperatura entre elas!
Hipotermia
Entenda o que é hipotermia e seus tipos clicando aqui. Conheça suas causas e sintomas, e descubra como evitar a hipotermia em crianças e idosos.
O álcool hidratado (96% de álcool etílico e 4% de água) é uma mistura azeotrópica
Misturas Eutéticas e Azeotrópicas
Uma mistura Eutética é aquela que apresenta composição definida e um ponto de fusão ou solidificação constante. Já mistura azeotrópica apresenta um ponto de ebulição ou condensação constante.
A quantidade de calor que gera mudança de fase nas substâncias é denominada de calor latente
Quantidade de calor
Clique para entender tudo a respeito da quantidade de calor, bem como seu desmembramento em calor latente e sensível!
Como a química se subdivide?
Ramos da química
Quais os possíveis campos para esta ciência?
Termodinâmica
Acesse e descubra os conceitos da termodinâmica, conheça quais são as leis da termodinâmica e teste seu aprendizado com os exercícios resolvidos sobre o assunto.
Os termômetros podem estar graduados em diferentes escalas termométricas
Transformação e variação de temperatura
Clique aqui e saiba qual é a diferença entre transformação e a determinação da variação de temperatura entre as escalas termométricas.
Existem três erros muito comuns cometidos no estudo da Termologia, ramo da Física que estuda o calor
Três erros comuns em Termologia
Está estudando Termologia? Então clique aqui para fugir de três erros comuns que podem ser cometidos no estudo desse ramo da Física!
video icon
Filosofia
Filosofia Contemporânea no Enem: como esse tema é cobrado?
Tá difícil estudar Filosofia para o Enem? Não se preocupe que eu vou te dar um direcionamento. Prepare o seu material e assista a esta aula sobre um dos temas mais recorrentes: filosofia contemporânea. Perde tempo não. Vem pro Brasil Escola!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.