Explicação Teórica da Regra de Markovnikov

Conceito inicial da regra de Markovnikov.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em reações de adição com água, ou seja, de hidratação, esta regra também se aplica.

Isso acontece porque esses tipos de reações ocorrem na verdade com duas etapas diferentes, a lenta e a rápida, conforme mostrado abaixo. Na etapa lenta o alceno doa um par de elétrons para o próton (H+) do haleto, formando um carbocátion, uma molécula eletropositiva e um íon do halogênio (X-, onde X= Br, Cl ou I). Por ter uma energia de ativação muito alta, essa etapa é lenta e é considerada determinante para a reação.

Na segunda etapa, o carbocátion reage com o íon haleto, gerando um haleto de alquila, conforme pode ser visualizado no esquema abaixo:

Mecanismo das etapas da reação de adição com o intermediário carbocátion.

Desse modo, a estabilidade do carbocátion formado é que definirá onde o hidrogênio irá se ligar. Por exemplo, em uma molécula assimétrica há a possibilidade de formação de mais de um carbocátion. Observe abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O carbocátion secundário é mais estável, por isso, a partir dele é formado o produto principal desta reação.

Observe que na hidro-halogenação do propeno é possível haver a formação de dois tipos de carbocátion, porém o carbocátion secundário é mais estável, sendo formado mais rapidamente. Além disso, sua energia livre de ativação é bem menor que a do carbocátion primário, sendo necessário, portanto, menos energia para a sua formação, por isso ele predomina.

Assim, o carbocátion mais estável fornece o produto mais estável, que será o produto principal da reação. Vendo por esse ângulo dos mecanismos das reações, a regra de Markovnikov pode ser enunciada mais corretamente da seguinte forma:

Conceito moderno da Regra de Markovnikov baseado no carbocátion mais estável.

A regra de Markovnikov é explicada pela formação de um carbocátion mais estável, com uma energia de ativação menor, que produz o produto principal
A regra de Markovnikov é explicada pela formação de um carbocátion mais estável, com uma energia de ativação menor, que produz o produto principal
Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Mundo Educação.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Oxidação energética de alcenos e alcinos
A oxidação energética de alcenos e alcinos ocorre utilizando o permanganato ou o dicromato de potássio, em meio ácido a quente.
Reações de Oxidação de Alcenos
Leia esse texto para tirar suas dúvidas sobre as quatro principais reações de oxidação de alcenos (combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética).