Whatsapp icon Whatsapp

Oxidação energética de alcenos e alcinos

As reações de oxidação energéticas ocorrem com o uso do permanganato de potássio ou do dicromato de potássio em solução ácida e a quente
As reações de oxidação energéticas ocorrem com o uso do permanganato de potássio ou do dicromato de potássio em solução ácida e a quente
A reação de oxidação energética ocorre quando há o rompimento das insaturações dos alcenos ou dos alcinos, por meio da reação com permanganato de potássio (KMnO4) ou de dicromato de potássio (K2Cr2O7), em meio ácido e sob aquecimento.

Na primeira etapa dessa reação, o permanganato ou o dicromato se decompõe gerando o oxigênio [O] que atacará o alceno ou o alcino, quebrando a molécula na altura da insaturação:

2 KMnO4 +  3 H2SO4   →  K2SO4 + 2 MnSO4  +  3 H2O  +   5 [O]

K2Cr2O 7+ 4 H2SO4   →  K2SO4 + Cr2(SO4)3  +  4 H2O  +   3 [O]

Oxidação energética de alcenos:

Nessa reação é possível formar ácido carboxílico e/ou cetona; ou ainda, se o carbono da instauração for primário, ou seja, estiver ligado a apenas um carbono, seu produto será o ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em gás carbônico (CO2) e água (H2O).

Assim, temos a seguinte regra para os produtos formados:

Produtos em uma oxidação energética de alcenos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe um exemplo de reação de oxidação energética de um alceno (2-metilbut-2-eno), em que um dos carbonos da dupla é terciário e o outro secundário, assim teremos a formação de um ácido carboxílico e de uma cetona, respectivamente:

Oxidação energética de um alceno (2-metilbut-2-eno).

Já na reação abaixo (do propeno), o carbono secundário produz um ácido carboxílico (ácido acético, no caso) e o carbono primário produz o ácido carbônico que, por ser instável em virtude da presença de diol gêmino, irá, por fim, se decompor:

Oxidação energética de um alceno (propeno).

Oxidação energética de alcinos:

No caso dos alcinos, a ligação tripla é rompida e, assim como nos alcenos, o produto será ácido carboxílico em carbonos secundários; e será dióxido de carbono e água em carbonos primários. Veja um exemplo:

Oxidação energética de um alcino (but-2-ino).

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Efeito ressonante no anel benzênico
Entenda como age o efeito ressonante dos elétrons do grupo substituinte no anel aromático e como isso influencia a orientação e a velocidade das reações de substituição.
Reações de Oxidação de Alcenos
Leia esse texto para tirar suas dúvidas sobre as quatro principais reações de oxidação de alcenos (combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética).
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?