Whatsapp icon Whatsapp

Ferro insolúvel: propriedades desse elemento

Barras de ferro
Barras de ferro
Já sabemos que a dissolução de objetos sólidos é algo difícil. Imagine só, dissolver o ferro solidificado! Chegou a hora de saber por que a água não consegue diluir este tipo de material.

A começar pelas propriedades dos metais: as partículas constituintes encontram-se unidas, dispostas a não se soltarem. Por esta razão, é preciso que o solvente em questão ofereça algo que influencie a partícula a alterar sua forma original, isto é, passar de uma solidez a uma liquidez.

Este processo é comum em substâncias que apresentam alguma semelhança, o que não é o caso da água e do ferro. As partículas do líquido precisam oferecer boas interações de conexão com as partículas individuais do sólido, e só então estas, separar-se-ão para formar novas ligações.

A água é considerada solvente universal, isto porque é considerada boa para dissolver muitas substâncias, mas não executa a mesma função com metais. Portanto, a estrutura agrupada dos compostos metálicos não se dissolve em meio aquoso.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Cálcio (Ca)
Conheça as propriedades químicas do cálcio e seus principais compostos. Saiba também as funções do cálcio no organismo e quais as fontes alimentares desse nutriente.
Elemento Magnésio
Onde pode ser encontrado e quais suas funções principais.