Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Ambiental
  4. Fosfatos poluentes

Fosfatos poluentes

É estranho pensar que uma simples espuma, como a ilustrada acima, possa prejudicar tanto o meio ambiente. No entanto, foi isso que causou a sentença final dos produtos de limpeza contendo fosfatos.

Há algum tempo, as fábricas de produtos de limpeza aderiram os fosfatos na produção, mais precisamente o tripolifosfato de sódio (STPP). O STPP se tornou um dos principais ingredientes em detergentes, pois age sobre gorduras e impurezas presentes em louças, roupas e utensílios, mantendo-as dispersas na água enquanto se realiza a limpeza.

A partir da década de 80, se tornou obrigatória a diminuição da porcentagem de STPP em detergentes. Tudo por que este componente foi detectado como sendo um poluente de rios.

O grande problema do STPP é que, ao entrar em esgotos, ele se associa aos fosfatos presentes em efluentes industriais e segue até ser despejado em rios, inicia-se então um desequilíbrio ecológico. A presença de fosfatos pode acarretar em uma superpopulação de algas de superfície, pois o poluente interfere na taxa de crescimento destes organismos, e estes, por sua vez, diminuem o teor de oxigênio dissolvido na água. A falta de oxigênio na água ocasiona a morte de peixes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Espuma característica de detergentes.
Espuma característica de detergentes.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
A produção de plásticos biodegradáveis, que possam ser facilmente degradados no meio ambiente, tem sido alvo de várias pesquisas
Plásticos biodegradáveis
Conheça alguns plásticos biodegradáveis que vem sendo produzidos e quais os avanços nessa área tão importante para o futuro do planeta.
A dioxina é tóxica e pode se acumular no meio ambiente de diversas formas, como nos ovos dos animais
Dioxina
Entenda o que é uma dioxina, como ela é produzida e os malefícios que causa ao meio ambiente e à nossa saúde.
A casca de banana pode ser um forte aliado na descontaminação da água poluída por agrotóxicos
Casca de banana pode descontaminar água
Veja um método promissor descoberto por cientistas brasileiros em que a casca de banana pode descontaminar água poluída com metais pesados e urânio.
Enxofre: elemento que evita a incidência da radiação solar.
Soluções para o meio ambiente
Como diminuir os índices de CO2 utilizando elementos químicos.
Fertilizantes: benefícios para as plantas, mas, e nós?
Fertilizantes químicos e poluição
Quais as consequências da agricultura mal planejada.