Íon-fórmula

O que é íon-fórmula? Trata-se da representação da quantidade de átomos que formam um determinado composto iônico.

O íon-fórmula é aquele que indica a quantidade de átomos necessários para a formação de um determinado composto iônico. Um composto iônico é formado a partir da ligação iônica entre átomos com as seguintes características:

• Metal (apresenta como principal característica a capacidade de perder elétrons quando está ligado a um ametal ou com o Hidrogênio);

• Ametal (apresenta como principal característica a capacidade de ganhar elétrons quando está ligado a um metal);

• Hidrogênio (apresenta como principal característica a capacidade de ganhar elétrons quando está ligado a um metal).

A construção de um íon-fórmula depende do conhecimento da carga ou NOX (número de oxidação) de cada um dos elementos envolvidos na formação do composto. O NOX envolve a relação entre o número de elétrons na camada de valência do átomo e a teoria do octeto.

• Camada de valência: é a camada mais externa de um átomo. Para conhecermos o número de elétrons nessa camada, basta sabermos a família à qual pertence o átomo do elemento trabalhado (desde que ele seja representativo, ou seja, família A).

Relação entre família e número de elétrons na camada de valência

• Teoria do octeto: Um átomo, para ser estável, deve apresentar dois ou oito elétrons na camada de valência. Essa estabilidade pode ser atingida de duas formas:

1a) Perdendo elétrons: quando um átomo perde seus elétrons de valência, passa a apresentar uma nova camada de valência com oito ou dois elétrons.

2a) Ganhando elétrons: quando um átomo ganha os elétrons que faltam para completar seu octeto na camada de valência, passa a apresentar dois ou oito elétrons.

Agora acompanhe nos exemplos abaixo a montagem do íon-fórmula com os seguintes elementos químicos:

Exemplo1: Magnésio (Mg) e Selênio (Se)

O elemento Magnésio é um metal (cuja capacidade é a de perder elétrons de valência, íon positivo) da família IIA (metal alcalinoterroso) que apresenta dois elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder 2 elétrons. Por isso, seu NOX é +2.

Mg2+

Já o elemento Selênio é um ametal (cuja capacidade é a de ganhar elétrons na camada de valência, íon negativo) da família VIA (calcogênio) que apresenta seis elétrons na camada de valência. Logo, deve receber dois elétrons para estabilizar-se. Por isso, seu NOX é -2.

S2-

Para montar o íon-fórmula, basta escrever o metal e depois o ametal, finalizando com o cruzamento das cargas estabelecidas anteriormente. Após o cruzamento, a carga do metal transforma-se na quantidade do ametal e vice-versa.

Mg2+ e S2-

Mg2S2

OBS.: Como cátion e ânion apresentam cargas com numeração 2, o número pode ser desprezado na escrita da fórmula.

MgS

Exemplo2: Potássio (K) e Iodo (I)

O elemento Potássio é um metal (íon positivo) da família IA (Metal alcalino) que apresenta um elétron na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder um elétron. Por isso, seu NOX é +1.

K1+

Já o elemento Iodo é um ametal (íon negativo) da família VIIA (Halogênio) que apresenta sete elétrons na camada de valência. Assim, deve receber um elétron para estabilizar-se. Por isso seu NOX é -1.

I1-

K1+ e I1-

K1I1

OBS.: Como cátion e ânion apresentam cargas com numeração 1, o número pode ser desprezado na escrita da fórmula.

KI

Exemplo3: Alumínio (Al) e Cloro (Cl)

O elemento Alumínio é um metal (íon positivo) da família IIIA (família do boro) que apresenta três elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder três elétrons. Por isso, seu NOX é +3.

Al3+

Já o elemento Cloro é um ametal (íon negativo) da família VIIA (Halogênio) que apresenta sete elétrons na camada de valência. Ele deve receber, portanto, um elétron para estabilizar-se. Por isso, seu NOX é -1.

Cl1-

Al3+ e Cl1-

Al1Cl3

OBS.: O número pode ser sempre desprezado na escrita da fórmula.

AlCl3

Exemplo4: Chumbo (Pb) e Hidrogenio (H)

O elemento Chumbo é um metal (íon positivo) da família VIA (família do carbono) que apresenta quatro elétrons na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder quatro elétrons. Por isso, seu NOX é +4.

Pb4+

Já o elemento Hidrogênio não possui família, apresenta um elétron na camada de valência e deve receber, portanto, um elétron para estabilizar-se. Seu NOX é -1.

H1-

Pb4+ e H1-

Pb1H4

ou

PbH4

Exemplo5: Lítio (Li) e Nitrogênio (N)

O elemento Lítio é um metal (íon positivo) da família IA (Metal alcalino) que apresenta um elétron na camada de valência. Para estabilizar-se, ele deve perder um elétron. Seu NOX é +1.

Li1+

Já o elemento Nitrogênio é um ametal (íon negativo) da família VA (família do Nitrogênio) que apresenta cinco elétrons na camada de valência. Ele deve receber três elétrons para estabilizar-se. Por isso, seu NOX é -3.

N3-

Li1+ e I1-

Li3N1

Ou

Li3N

Íon-fórmula de um importante sal utilizado no cotidiano, o cloreto de sódio
Publicado por: Diogo Lopes Dias

Os átomos realizam as ligações químicas para atingir uma configuração eletrônica mais estável. Sabendo que um elemento químico X, de número atômico igual a 49, e um elemento Y, de número atômico igual a 53, combinam-se, a fórmula e o tipo de ligação do composto formado entre esses elementos são:

a) XY3 - covalente.

b) XY3 - iônica.

c) XY - iônica.

d) X3Y3 - iônica.

e) X3Y - covalente.

(FPS-PE) Quando átomos X com configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 reagem com átomos Y com configuração 1s2 2s2 2p5, há formação de cátions e ânions. Qual a valência dos cátions e ânions formados, respectivamente?

a) Monovalente e monovalente.

b) Monovalente e bivalente.

c) Bivalente e monovalente.

d) Bivalente e bivalente.

e) Bivalente e trivalente.

O nome do dióxido de carbono é dado pela regra de nomenclatura de óxidos moleculares
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
Compostos iônicos
Conheça mais sobre os compostos iônicos e suas características e como a força de atração entre os íons explica as propriedades desses compostos.
O cloreto de sódio é um exemplo de composto formado a partir de ligação iônica entre os átomos
Ligação Iônica
Entenda como ocorre a ligação iônica, descubra seus princípios e características e aprenda a montar as fórmulas de compostos iônicos.
Ligação iônica e covalente: qual delas é polar?
Aprenda a classificar um composto de acordo com sua polaridade.
O sal, como todo composto iônico, apresenta-se na forma de um retículo cristalino
Características e Propriedades dos Compostos Iônicos
A forte ligação de natureza elétrica entre os íons dos compostos iônicos produz aglomerados com formas geométricas bem definidas, que são responsáveis por suas propriedades.
A grafita é uma exceção em relação aos outros compostos covalentes, quando se trata da propriedade de conduzir corrente elétrica
Características e Propriedades dos Compostos Covalentes
Conheça algumas das propriedades dos compostos covalentes ou moleculares, como estados físicos, pontos de fusão e ebulição, polaridade, condutividade, entre outras.
Saber que alguns elementos de determinadas famílias na Tabela Periódica possuem o NOX fixo ajuda no cálculo do NOX dos outros elementos do composto
Número de Oxidação (NOX)
Aprenda várias regras que ajudam a calcular o número de oxidação (NOX) dos compostos de uma forma bem fácil.