Whatsapp icon Whatsapp

Compostos iônicos

Os compostos iônicos são caracterizados pela união entre elementos metálicos e não metálicos, por meio de uma transferência de elétrons, resultando em íons. A diferença de eletronegatividade entre esses tipos de elementos é a responsável pelas características dos compostos formados e pela elevada força de atração entre eles.

Os íons são o resultado da união entre elementos metálicos e não metálicos, ou seja, dos compostos iônicos.
Os íons são o resultado da união entre elementos metálicos e não metálicos, ou seja, dos compostos iônicos.

Leia também: Entenda a a ionização dos ácidos

Definição de compostos iônicos

Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para exemplificar, usaremos os átomos de sódio, Na (metal), e o cloro, Cl (ametal), que não são estáveis nos estados fundamentais. Para se tornar estável, é necessário que o átomo de sódio perca o único elétron de sua camada de valência e o cloro, com 7 elétrons na última camada, necessita de receber um elétron para adquirir a estabilidade (regra do octeto).

Com essa transferência de elétron de um átomo para outro, é gerada uma força de atração entre os átomos, formando, assim, a ligação iônica, considerada forte em relação aos outros tipos de ligação entre átomos.

Características dos compostos iônicos

Os compostos iônicos organizam-se na forma de retículos cristalinos, ou seja, um aglomerado de íons organizados forma a estrutura dos compostos iônicos. Seguindo o exemplo descrito anteriormente, o NaCl, pode ser representado da seguinte forma:

A forte atração entre os íons e a estrutura dos compostos iônicos explicam algumas propriedades apresentadas a seguir:

- Altas temperaturas de fusão e ebulição, pelo fato de a força de atração ser alta entre os átomos envolvidos, são necessárias altas temperaturas para que tenha o rompimento dessa força e a mudança de estado físico.

- Os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente, o que se justifica pela propriedade anterior.

- São duros e quebradiços. A estrutura dos retículos cristalinos (cátions e ânions intercalados) conferem um alto grau de dureza para esses compostos.

- São bons condutores de eletricidade quando no estado líquido e dissolvidos em água, mas não conduzem no estado sólido. Os íons que compõem a substância permitem a passagem de corrente elétrica quando estão livres, no estado líquido, ou dissolvidos na água, considerada um dos melhores solventes para os compostos iônicos (alguns compostos, como CaCO3 e AgCl, são considerados exceções e, apesar de polares, são insolúveis em água).

Saiba mais: Descubra o que é radiação ionizante

Exercícios resolvidos

Vamos ver alguns exemplos de exercícios sobre compostos iônicos e ligações químicas:

Questão 01 - (Cefet-MG) Ao reagir um metal alcalino-terroso do terceiro período da Tabela Periódica dos Elementos com um halogênio do segundo período forma-se um composto _______________ de fórmula ____________.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente,

a)  iônico e MgF2.

b)  iônico e Na2O.

c)  molecular e Na2S.

d) molecular e MgCl2.

O metal alcalino terroso do 3º período é o Mg, magnésio, e o halogênio do 2º período, o F, flúor.  Por se tratar de uma ligação entre um metal e um ametal, estamos falando de uma ligação iônica, o que irá resultar em um composto iônico.

O Mg possui dois elétrons na última camada e para se tornar estável deve perder esses elétrons, tornando-se um cátion, Mg2+. O F, possui 7 elétrons na camada de valência e deve ganhar 1 elétron para se tornar estável, formando o ânion F-. Ao unir os dois íons, é necessário que se tenha dois F- para neutralizar a carga do Mg2+, o que irá resultar no composto MgF2.

Portanto, a resposta do exercício LETRA A.

Questão 02 - (EsPCEX) Compostos iônicos são aqueles que apresentam ligação iônica. A ligação iônica é a ligação entre íons positivos e negativos, unidos por forças de atração eletrostática. (Texto adaptado de: Usberco, João e Salvador, Edgard, Química: química geral, vol 1, pág 225, Saraiva, 2009).
Sobre as propriedades e características de compostos iônicos são feitas as seguintes afirmativas:

I. apresentam brilho metálico.

II. apresentam elevadas temperaturas de fusão e ebulição.

III. apresentam boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa.

IV. são sólidos nas condições ambiente (25 ºC e 1atm).

V. são pouco solúveis em solventes polares como a água.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas

a)  II, IV e V.

b)  II, III e IV.

c)  I, III e V.

d) I, IV e V.

e)  I, II e III.

Julgando os itens do exercício:

I – ERRADO, pois o brilho metálico é característica dos compostos formados por ligações metálicas.

II – CORRETO, pois, devido às altas forças de atração entre os íons, os compostos iônicos irão apresentar altas temperaturas de fusão e ebulição.

III- CORRETO, pois os íons dissolvidos na água permitem a passagem da corrente elétrica.

IV- CORRETO, pois os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente devido às elevadas temperaturas de fusão e ebulição.

V- ERRADO, pois a água é considerada um dos melhores solventes para os compostos iônicos, mas há algumas exceções.

Publicado por Victor Ricardo Ferreira

Artigos Relacionados

A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
A letra E é utilizada para representar o equivalente-grama
Equivalente-grama
Conheça o equivalente-grama e aprenda a determinar a massa que movimenta 1 mol de elétrons em substâncias formadas ou utilizadas em reações.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
Solda: mistura eutética.
Misturas azeotrópicas e eutéticas
Misturas que apresentam o ponto de ebulição e fusão constantes.
A amônia é um exemplo de molécula polar
Polaridade das moléculas
Aprenda neste texto como é simples determinar a polaridade das moléculas por meio das nuvens eletrônicas ou da soma dos vetores momento dipolar.
Pressão atmosférica ao nível do mar
Qual a influência sobre a temperatura ambiente?
O tamanho do raio atômico muda se ele ganhar ou perder elétrons
Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.
Uma substância é caracterizada por ter propriedades próprias bem definidas. Não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente i
Substâncias Simples e Compostas
Substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico e substâncias compostas são formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes.
Átomo de Rutherford
Modelo atômico de Rutherford, placa fluorescente, núcleo, carga positiva, elétrons, eletrosfera, massa do átomo, partículas alfa, partículas beta, raios gama, lâminas de ouro, Ernest Rutherford, experimentos científicos, elemento radioativo, Polônio, radioatividade.
Íon-fórmula de um importante sal utilizado no cotidiano, o cloreto de sódio
Íon-fórmula
Aprenda a construir a fórmula que representa qualquer composto iônico, isto é, o chamado íon-fórmula!
video icon
Português
REDAÇÃO NOTA 1000 | O impacto das fake news na sociedade brasileira
Todo mundo já sabe o que é fake news. Mas como tratar desse tema em uma redação como a do Enem? Descubra as melhores estratégias nesta aula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.