Isotônicos
Em supermercados, vemos bebidas que se dizem isotônicas; o que significa que seus sais minerais apresentam a mesma concentração ou concentração semelhante à concentração dos sais nos líquidos ou fluidos do corpo humano, como o suor, por exemplo.
É importante tomar bebidas assim, pois elas são absorvidas de forma mais fácil e rápida pelo organismo.
Porém, seu consumo é indicado para atletas que praticam esportes todos os dias e por mais de uma hora e meia, pois essas bebidas são constituídas basicamente de água, carboidratos, sais de sódio e de potássio e, às vezes, possuem também vitaminas. Assim, os que treinam intensivamente, além de energia, perdem também os sais minerais através do suor. Por isso precisam repô-los mais rapidamente. Além disso, a reposição dos fluidos do organismo melhora o rendimento, as condições físicas e evita estresse muscular e térmico.
Já no caso dos que praticam menos exercícios físicos, a ingestão dessas bebidas não é necessária. A alimentação normal e a ingestão de água já são suficientes para repor a quantidade de sais minerais, carboidratos, sódio e potássio que o corpo precisa.
Existem também bebidas isotônicas naturais, como é o caso da água de coco.
As bebidas isotônicas permitem o funcionamento normal do organismo. Entretanto, se houver a ingestão de soluções com concentração muito superior às de nosso organismo, isto é, soluções hipertônicas, problemas podem surgir; pois, pelo processo de osmose, as células de nosso corpo perderão água, desidratando-se.
O contrário também traz danos ao organismo. A ingestão de soluções hipotônicas – com concentração muito inferior a do organismo – faz com que as células inchem até explodirem.
Por exemplo, se bebermos muita água a pressão osmótica dos organismos só irá entrar novamente em equilíbrio se nosso organismo eliminar essa água. Isso é feito pela diminuição na produção de hormônios e de urina. No entanto, quando não bebemos água, os hormônios liberados evitam a produção da urina e sentimos a sensação de sede.
É por isso que não devemos repor os líquidos em nosso organismo somente quando sentimos sede, pois quando isso ocorre significa que nosso organismo já está desidratado.