Whatsapp icon Whatsapp

Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos

Filósofos gregos estudaram a estrutura atômica.
Filósofos gregos estudaram a estrutura atômica.
A concepção da existência de átomos é bem mais antiga do que se pensa, isto é, há aproximadamente uns 2400 anos. Os primeiros pensadores filosóficos que cogitaram esta ideia foram: Leucipo e Demócrito, sendo que Leucipo foi quem propôs pela primeira vez que tudo é feito (todo o universo) de partículas indivisíveis, chamadas átomos.

A palavra “átomo” vem do grego (a=não, tomo=divisão) e significa “algo que não pode ser cortado”, pois se acreditava que átomos eram indivisíveis e a matéria era composta por essas minúsculas partículas elementares, de várias formas e tamanhos. A prova disso seria a infinidade de substâncias existentes na natureza, cada uma delas com formatos e características diferentes.

Em suma, os filósofos atomistas conceberam o átomo como sendo peças de um quebra- cabeça, as quais precisavam se unir de forma perfeita para formar estruturas mais complexas.

Segundo eles, cada substância possuía seu tipo de átomo e este variava de acordo com as propriedades da mesma. Por exemplo, uma substância no estado líquido teria átomos arredondados (por isso, escoavam) e no estado sólido se apresentaria como átomos pontiagudos.

E mais! Acreditavam que átomos eram eternos.

É claro que esta concepção já foi ultrapassada. Hoje, temos conhecimento de que os átomos não são indivisíveis e nem tão pouco eternos. Eles podem ser rompidos (fissão nuclear) e até mesmo destruídos.
Mas não podemos deixar de considerar esta linha de estudo traçada por nossos ancestrais, pois ela permitiu à ciência dar seus primeiros passos até à Idade Moderna e chegar a um estágio avançado, tal qual é atualmente.
Publicado por Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

O átomo de Bohr
Niels Bohr, átomo de Bohr, física atômica, átomo estável, modelo atômico sistema planetário, camadas da eletrosfera, níveis de energia, camadas eletrônicas, energia dos elétrons, modelo atômico de Rutherford, átomo em estado excitado.
Princípio da incerteza de Heisenberg
Você sabe o que é o princípio da incerteza? Acesse e descubra o que esse princípio significa e qual a sua relação com o experimento do gato de Schroedinger.
Teoria dos Quatro Elementos
Entenda como os filósofos tentaram explicar a natureza da matéria e a nossa própria constituição por meio da teoria dos quatro elementos.
Tipos de Fórmulas usadas em Estequiometria
Aqui você encontrará as definições e os cálculos para se determinar os principais tipos de fórmulas usadas na estequiometria: as fórmulas percentual, mínima e molecular.
video icon
Escrito"“To” e “for”: qual a diferença e como usar?" em fundo azul e vermelho.
Inglês
“To” e “for”: qual a diferença e como usar?
Assista à videoaula e aprenda a diferenciar as preposições “to” e “for”. Entenda como elas podem ser usadas nas frases.