Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. O átomo de Bohr

O átomo de Bohr

No ano de 1913, o dinamarquês especialista em física atômica Niels Bohr (1885-1962) estabeleceu o modelo atômico sistema planetário que é usado atualmente.

Bohr chegou a esse modelo baseando-se no dilema do átomo estável. Ele acreditava na existência de princípios físicos que descrevessem os elétrons existentes nos átomos. Esses princípios ainda eram desconhecidos e graças a esse físico passaram a ser usados.

Bohr iniciou seus experimentos admitindo que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava nele. Isso se explica pelo fato de que os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Sendo assim, ele deduziu que um átomo tem um conjunto de energia disponível para seus elétrons, isto é, a energia de um elétron em um átomo é quantizada. Esse conjunto de energias quantizadas mais tarde foi chamado de níveis de energia.

Com essas conclusões Bohr aperfeiçoou o modelo atômico de Rutherford e chegou ao modelo do átomo como sistema planetário, onde os elétrons se organizam na eletrosfera na forma de camadas.

Conceito de Bohr: Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Existem 7 camadas eletrônicas, representadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.

As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K, L, M, N, O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

A partir dessa descrição, é fácil deixar-se induzir por uma concepção de um modelo que lembra a órbita de um planeta, com elétrons orbitando ao redor do "núcleo-sol".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Modelo atômico de Bohr.
Modelo atômico de Bohr.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Ilustração de átomo – corresponde apenas a um modelo, e não à realidade
Estrutura do átomo
Conheça a estrutura básica do átomo e quais são as suas principais partículas constituintes.
A densidade do ouro à 25°C é 19,3 g/cm3.
Densidade
Densidade, sólidos, líquidos, gramas por centímetro cúbico, substância, massa, volume, água, álcool etílico, alumínio, chumbo, diamante, leite integral, mercúrio.
Equações Químicas
Equações Químicas, ácido clorídrico, Equação Química equilibrada, balanceamento de equações, produtos, reagentes, coeficiente estequiométrico, estado físico do átomo participante, Catalisadores, aquecimento, reação reversível.
Filósofos gregos estudaram a estrutura atômica.
Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos
Filósofos atomistas atuando na descoberta da matéria.
A teoria atômica criada por Dalton conseguiu explicar microscopicamente a lei criada por Lavoisier
Explicação de Dalton para as Leis Ponderais
Veja como a teoria atômica de Dalton explica as leis ponderais de Lavoisier e Proust.
Representação de um átomo e suas partículas
Cálculo das partículas atômicas
Clique e aprenda a realizar o cálculo das partículas atômicas, isto é, o número de prótons, nêutrons e elétrons!
Indicação da camada de valência de um átomo de carbono
Camada de valência
Clique e entenda o que é a camada de valência e como determiná-la utilizando o diagrama de Linus Pauling ou a tabela periódica.
As massas atômicas dos elementos que aparecem na Tabela Periódica levam em conta todos os isótopos naturais que os formam
Massa atômica de um elemento
Entenda qual é a diferença entre a massa atômica de um elemento e a massa atômica de um átomo, além de compreender como elas são determinadas.
Forças intermoleculares e estado físico da matéria
Como a mudança de temperatura interfere na união entre moléculas?
Composto estável: camada de valência completa.
Regra do Octeto
Como os átomos se ligam para atingir a estabilidade eletrônica?
Qual a diferença entre síntese e análise?
Síntese e análise
Para a química orgânica, os passos da síntese e análise é fundamental. Clique e entenda!
O tamanho do raio atômico muda se ele ganhar ou perder elétrons
Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.
O volume atômico mede o volume de um conjunto de átomos e o espaçamento entre eles
Volume Atômico
Veja o que é a propriedade periódica do volume atômico e como ele pode ser calculado e previsto para os elementos da Tabela Periódica.