Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Inorgânica
  4. Ligações de Hidrogênio

Ligações de Hidrogênio

As forças intermoleculares, como o próprio nome diz, são as forças que mantêm as moléculas de uma substância unidas.

Estas forças são chamadas também de forças de Van der Waals em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals (1837-1923), que pesquisou e propôs a existência destas forças.

Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”).

Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.

As ligações de hidrogênio existem entre as moléculas de água. Observe a figura abaixo:

As forças intermoleculares, como o próprio nome diz, são as forças que mantêm as moléculas de uma substância unidas.  Estas forças são chamadas também de forças de Van der Waals em homenagem ao físico holandês Johannes Van der Waals (1837-1923), que pesquisou e propôs a existência destas forças.  Entre estas forças, as que têm intensidades mais elevadas são as Ligações de Hidrogênio. Este tipo de interação ocorre quando a molécula possui um hidrogênio (“polo positivo”) ligado ao flúor, nitrogênio ou oxigênio, ou seja, elementos muito eletronegativos (“polos negativos”). Como esta força é muito forte, origina dipolos muito acentuados; e é necessária uma energia muito alta para romper as moléculas.  As ligações de hidrogênio existem entre as moléculas de água. Observe a figura abaixo:   Ligações de hidrogênio entre as moléculas de água Título da imagem: Ligações de hidrogênio na água Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água. Este tipo de força intermolecular é responsável por alguns fenômenos interessantes como a tensão superficial da água, que permite que alguns insetos andem sobre ela. As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial, que é como uma fina camada ou película que envolve o líquido. Esta propriedade é muito importante, pois é a tensão superficial que controla certos fenômenos de superfície, sustentando a vida de comunidades de micro-organismos.

Ligações de hidrogênio entre as moléculas de água

Pode-se observar que o hidrogênio (carga positiva) atrai o oxigênio (carga negativa) das moléculas de água vizinhas. Assim, ocorre a ligação de hidrogênio, onde cada molécula de água fica circundada por outras quatro moléculas de água.

Este tipo de força intermolecular é responsável por alguns fenômenos interessantes como a tensão superficial da água, que permite que alguns insetos andem sobre ela.

As moléculas que estão na superfície da água só realizam ligações de hidrogênio com moléculas situadas do lado ou na parte de baixo delas, isto provoca a contração do líquido, e cria uma força sobre as moléculas da superfície. Isto causa a chamada tensão superficial, que é como uma fina camada ou película que envolve o líquido.

Esta propriedade é muito importante, pois é a tensão superficial que controla certos fenômenos de superfície, sustentando a vida de comunidades de micro-organismos.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água
As Ligações de Hidrogênio são responsáveis pela tensão superficial da água
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

QUERO FAZER OS EXERCÍCIOS

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

(UECE) Uma lâmina de barbear das antigas flutua quando deitada cuidadosamente sobre a superfície da água contida em um copo. Esse fenômeno é explicado por uma causa imediata que é

a) a pequena polaridade das moléculas da água.

b) a tensão superficial da água.

c) a simetria das ligações de hidrogênio.

d) o princípio da ação e da reação.

e) nda.

Questão 2

(PUC-RS) A tensão superficial da água explica vários fenômenos, como o da capilaridade, a forma esférica das gotas de água e o fato de alguns insetos poderem andar sobre a água. A alta tensão superficial da água é uma consequência direta:

a) da sua viscosidade.

b) do seu elevado ponto de fusão.

c) do seu elevado ponto de ebulição.

d) das atrações intermoleculares.

e) das ligações covalentes entre os átomos de “H” e “O”.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Os sais inorgânicos são muito utilizados no dia a dia
Principais sais inorgânicos
Veja as principais características, fontes de obtenção e as aplicações dos sais inorgânicos mais importantes do nosso cotidiano.
Cápsulas de fosfoetanolamina, a pílula do câncer
Propriedades da fosfoetanolamina
Conheça as propriedades da fosfoetanolamina, substância apontada como a possível cura do câncer.
O Aço inoxidável pode ser facilmente moldado.
Aço Inoxidável
Liga de ferro e cromo, aço inox, níquel, molibdênio, alta resistência à oxidação atmosférica, formação de uma película de óxido de cromo, camada porosa de óxido de ferro, ferrugem, resistência a altas temperaturas, baixa rugosidade superficial, resistência mecânica.
Vários são os minerais que desempenham funções importantes no organismo
Minerais no organismo
Clique para conhecer um espaço especificamente criado para o estudo dos minerais importantes para o organismo!
Embalagem contendo Zyklon B.
Cianeto de potássio
Composto químico que contém o grupo ciano, gás altamente tóxico, gás cianídrico, Zyklon B, Cianureto de potássio, cianeto de potássio, substância hematóxica, cianoacrilato, Segunda Guerra Mundial.