2. Química
  3. Química Geral
  4. Números quânticos

Números quânticos

Estudos visando melhorar o conhecimento sobre átomo deram origem a uma nova teoria, a mecânica quântica. Esta ciência estuda as diferentes energias dos elétrons associada a números quânticos, conheça-os agora:

Número quântico principal (n)

Representa o nível de energia em que os elétrons estão localizados, pode variar de 1 a 7 dependendo da camada em que se encontra. Confira na tabela abaixo:

As camadas estão localizadas na eletrosfera do átomo, cada uma comporta uma quantidade específica de elétrons.

Número quântico secundário

Estuda os subníveis (presentes nas camadas K, L, M...). É identificado pela letra L (minúscula), veja abaixo os valores para cada subnível.

Repare que para cada subnível existe uma quantidade pré-determinada de elétrons.

Aprenda agora como interpretar os valores de números quânticos de acordo com a distribuição eletrônica (diagrama de Linus Pauling).

Sabe-se que a distribuição eletrônica para o átomo de Cobre (número atômico 29) termina no subnível 3 d9, veja:

Sendo assim, dizemos que o número quântico principal (n) é 4, pois a última camada preenchida foi a N. O número quântico secundário é 2, porque o último subnível a receber elétrons foi o d.

n = 4
l = 2

Químico escocês Thomas Graham (1805-1869)*
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
O núcleo atômico possui uma estrutura complexa. Para estudar as suas propriedades, utilizamos os modelos nucleares
Modelos nucleares
Conheça os principais modelos nucleares e saiba como eles descrevem os núcleos atômicos.
Conhecer os tipos de semelhanças atômicas auxilia no cálculo do número de partículas dos átomos
Cálculos que envolvem semelhança atômica
Clique e aprenda a determinar o número de prótons, nêutrons e elétrons a partir de cálculos que envolvem semelhança atômica!
A maior contribuição para a Física de Richard Feynman foi o desenvolvimento da Eletrodinâmica Quântica *
Richard Feynman
Clique aqui e conheça um pouco da vida de Richard Feynman, físico estadunidense que descobriu o motivo da explosão da nave Challenger em 1986.
Airbag inflado de gás nitrogênio.
Classificação das Reações Químicas
Reação de análise, reação de decomposição, Reação de simples troca, reação de deslocamento, Reação de síntese, reação de formação, Reação de dupla troca, reações químicas, airbags, lâmina de zinco, solução aquosa de ácido clorídrico, flashes fotográficos descartáveis, ácido sulfúrico, hidróxido de bário, sulfato de bário, foguetes sinalizadores.
Moléculas de Oxigênio e Ozônio.
Alotropia do Oxigênio
Você sabe em que consiste a alotropia do oxigênio? Não? Clique aqui e confira!
Como a ciência é comprovada?
Método científico
Clique aqui e entenda o que é e quais são as etapas do método científico!
O tipo de ligação química que forma os compostos é que determina suas propriedades
Ligações Químicas
Entenda por que os átomos reagem entre si, originando as ligações químicas. Veja também o que diferencia as principais ligações, que são: ligação iônica, covalente e metálica.
A evolução do modelo atômico contou com a contribuição de quatro cientistas principais: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
Evolução dos Modelos Atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.