2. Química
  3. Química Geral
  4. Ligações Químicas

Ligações Químicas

Ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc.

Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas.

Em 1920, Gilbert Newton Lewis chamou essa propriedade de chemical bond, que em português significa ligação química. Assim, a ligação química se estabelece quando átomos combinam (reagem) entre si.

No entanto, surgem algumas questões:

Por que o átomo possui essa tendência de realizar ligações químicas?

E por que determinados átomos se sentem mais atraídos em realizar ligações com átomos de certos elementos do que com outros?

Bom, a ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Para tanto, duas características são essenciais:

1. A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos;
  2. A tendência que os elétrons têm de formar pares.

Em 1916, Gilbert N. Lewis e Walter Kossel observaram que, na natureza, apenas os gases nobres (elementos da família 18, VIIIA ou 0 da tabela periódica) eram encontrados isolados na natureza. Isso acontecia porque eles tinham uma característica que os outros átomos não tinham: todos os elementos dessa família (com exceção do hélio, que tem apenas uma camada eletrônica) possuem a camada de valência de seus átomos preenchida com oito elétrons.

Associando essa observação com as ligações realizadas pelos átomos dos elementos das outras famílias da Tabela Periódica, eles criaram uma hipótese chamada de regra ou teoria do octeto, que está enunciada a seguir:

Enunciado da regra do octeto

Assim, para ficar estável, o átomo troca elétrons (compartilhando ou recebendo e doando), com a finalidade de possuir oito elétrons na camada de valência. As principais ligações químicas são três:

Tipos de ligações químicas

Para entender melhor cada uma dessas ligações e ver como elas resultam nas propriedades dos compostos, leia outros textos de Química em nosso site. Alguns estão listados abaixo:

O tipo de ligação química que forma os compostos é que determina suas propriedades
O dióxido de carbono é formado por ligações covalentes entre o carbono e dois átomos de oxigênio
Ligação Covalente
Entenda como ocorre a ligação covalente e como ela é representada por meio de fórmulas eletrônicas e estruturais.
O cloreto de sódio é um exemplo de composto formado a partir de ligação iônica entre os átomos
Ligação Iônica
Entenda como ocorre a ligação iônica, descubra seus princípios e características e aprenda a montar as fórmulas de compostos iônicos.
As moléculas de água possuem geometria angular
Geometria Molecular
Saiba mais sobre o estudo da geometria molecular, sua importância e exemplos.
O nome do dióxido de carbono é dado pela regra de nomenclatura de óxidos moleculares
Nomenclatura dos óxidos
Clique e conheça as regras de nomenclatura utilizadas para realizar a nomenclatura de óxidos (iônicos e moleculares).
Representação da molécula de água em sua geometria molecular
Tipos de Geometria molecular
Clique e conheça as características dos principais tipos de geometria molecular existentes e aprenda a reconhecê-los nas mais diversas substâncias.
Números quânticos
Energia dos elétrons associada à química quântica.
A água destilada é formada só por H2O, sendo uma substância pura. Porém, outros “tipos de água” são misturas porque possuem substâncias dissolvidas
Substâncias e Misturas
Entenda qual é a diferença entre substâncias e misturas. Veja também o que são substâncias simples, substâncias compostas, misturas homogêneas e misturas heterogêneas.
A evolução do modelo atômico contou com a contribuição de quatro cientistas principais: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr
Evolução dos Modelos Atômicos
Conheça a história da evolução dos modelos atômicos, incluindo os modelos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
A disposição espacial dos átomos em uma molécula é a geometria molecular
Determinação da Geometria Molecular
Aprenda aqui a determinar qual é a geometria molecular para todo tipo de molécula.
Na molécula do etanol, temos apenas ligações sigma
Ligação sigma
Conheça as principais características da ligação sigma e entenda como ela acontece!
A substância metano apresenta apenas ligações sigma entre os átomos.
Tipos de ligações sigma
Clique para aprender a determinar o tipo de ligação sigma existente entre os átomos presentes em uma molécula. Essa determinação é totalmente dependente do orbital (s, p ou hibridizado) incompleto existente em cada um dos átomos envolvidos nesse tipo de ligação. Retire todas as suas dúvidas sobre o assunto aqui!
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
O tamanho do raio atômico muda se ele ganhar ou perder elétrons
Raio Atômico e Iônico
Descubra como ocorre a variação do tamanho do raio atômico quando o átomo perde ou ganha elétrons, transformando-se em um íon.