Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Olhos protegidos contra radiação U.V.

Olhos protegidos contra radiação U.V.

Mais uma vez a química está envolvida no bem estar do homem, as lentes que protegem os olhos da radiação U.V. (radiação ultravioleta) tem seu princípio ativo baseado nas reações de oxirredução. As reações de oxirredução são aquelas em que ocorre perda ou ganho de elétrons, e é partir dessas reações que surgiram as lentes fotossintéticas, também denominadas de lentes fotossensíveis.

As lentes fotossensíveis são empregadas em óculos de proteção solar, em razão da propriedade que possuem de bloquear a radiação prejudicial (U.V.). Mas como uma simples lente pode proporcionar proteção eficaz? Comecemos pelo processo de produção do vidro fotocromático presente nessas lentes. Esse vidro é obtido pela ligação entre átomos de oxigênio tetraédricos e silício, surge então uma estrutura cristalina de cloreto de prata. A forma em que essa estrutura se encontra permite que a luz visível passe por ela, os átomos se encontram desordenados e a luz passa por arestas.

Mas ao mesmo tempo em que a luz visível pode atravessar pelas lentes fotossensíveis, essas realizam o bloqueio das radiações U.V. prejudiciais. Veja a reação de oxirredução entre íons de prata e cloro presentes nas lentes que realizam o bloqueio da luz ultravioleta.

Ag+ + Cl- → Cu2+ + Cl-

Como o próprio nome já diz, as lentes fotossensíveis são sensíveis à luz solar, ou seja, quando o usuário destas lentes se expõe ao sol, a lente se torna escura no mesmo instante, como isso ocorre? A química também explica esse fenômeno: a prata metálica coloidal formada na superfície das lentes (Ag+) possui a propriedade de absorver a luz. Quando a prata é ativada pela presença do sol, ela reage conforme a reação acima, então as lentes são escurecidas para a proteção dos olhos.

E como as lentes ficam transparentes novamente? Trata-se do processo reverso, quando o usuário das lentes fotossensíveis permanece em um ambiente sem o contato com a luz solar, as lentes clareiam novamente através de rearranjos moleculares, a reação abaixo descreve esse processo:

Cu2+ + Ag0 → Cu+ + Ag+

Viu como a química tem explicação para tudo? Agora já é de seu conhecimento como proteger seus olhos dos raios nocivos do sol.
É preciso proteger os olhos contra a radiação perigosa.
É preciso proteger os olhos contra a radiação perigosa.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Estresse oxidativo
Como ele surge em nosso corpo e como preveni-lo?
Como as tinturas agem sobre os fios?
Química e os cabelos
Saiba a composição dos produtos utilizados por cabeleireiros.
Gás freon
Confira aqui as principais características e utilizações do gás freon!
As lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais
Importância das lágrimas para os olhos
Entenda o que são as lágrimas e a sua importância para a manutenção da saúde ocular.
O filtro solar possui um FPS, que é índice que determina o tempo máximo de exposição ao Sol
Fator de Proteção Solar (FPS)
Entenda como o Fator de Proteção Solar (FPS) é calculado e conheça os tipos de radiação UV e os danos causados à pele.
Louis Pasteur (1822-1895)
Louis Pasteur e a Estereoquímica
Associação entre a cristalografia, a química e a óptica.
Enfeites populares que mudam de cor usam o princípio do deslocamento do equilíbrio químico para indicar a umidade do ar.
Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico
O deslocamento do equilíbrio químico do sal de cobalto é o princípio usado para a fabricação de enfeites que mostram a umidade do ar.
Um inconveniente do amálgama em restaurações dentárias é a dor de dente que a pessoa sente ao morder papel-alumínio
Por que morder papel-alumínio com os dentes obturados com amálgama dói?
Descubra por que morder papel-alumínio com os dentes obturados com amálgama dói