Whatsapp icon Whatsapp

Óxidos e chuva ácida

A produção de grandes quantidades de óxidos resulta na chuva ácida, que traz sérios prejuízos ao próprio ser humano, o causador de tudo isso.
A produção de grandes quantidades de óxidos resulta na chuva ácida, que traz sérios prejuízos ao próprio ser humano, o causador de tudo isso.

Os óxidos são uma classe de substâncias inorgânicas que são formadas por dois elementos, sendo que o mais eletronegativo deles é o oxigênio.

Entre os óxidos em geral, existem os óxidos ácidos, que são compostos que apresentam um caráter covalente, formados geralmente por ametais, e que produzem ácidos ao entrarem em contato com a água.

Muitos desses óxidos ácidos estão presentes na atmosfera terrestre, portanto eles reagem com a água da chuva e o resultado é a “chuva ácida”. Esse termo foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith, para descrever a precipitação ácida que ocorreu na cidade de Manchester, no início da Revolução Industrial.

A chuva já é naturalmente ácida em razão da presença do gás carbônico (CO2) na atmosfera. Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Vejamos como cada um desses óxidos ácidos vão para a atmosfera, quais ácidos eles formam ao reagirem com as águas das chuvas e quais são as consequências desse fenômeno. 

• Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono (CO2):

Esse composto é expelido pela respiração animal e vegetal, e pela queima de materiais orgânicos. Além disso, com o crescente consumo de combustíveis fósseis (que contêm em sua estrutura o elemento carbono), a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou muito nas últimas décadas. Ao sofrer a combustão, o carbono reage com oxigênio e produz CO2. Esse gás, por sua vez, reage com a água e forma o ácido carbônico, conforme mostrado a seguir:

Queima do carbono: C(s) + O2(g) CO2(g)
Produção de ácido carbônico: CO2(g) + H2O(l)
H2CO4(aq)

Esse ácido é fraco, portanto chuvas ácidas dessa natureza não são consideradas nocivas. Esse tipo de chuva apresenta pH em torno de 5,6; lembrando que a água pura tem pH igual a 7. É considerada chuva ácida toda chuva que possui pH menor que 5,6.

•   Óxidos de nitrogênio (NOx):

Os óxidos de nitrogênio, principalmente o NO2, são formados em reações que ocorrem na atmosfera, entre os gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). Eles conseguem a energia de ativação (que é um energia alta), para a reação, por meio de raios de tempestades. Além disso, essa reação também ocorre em motores à explosão de automóveis, sendo que o NO2 é eliminado pelos canos de escapamentos desses veículos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na atmosfera, esse óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO2) e o ácido nitroso (HNO3), que, por estarem em pequena quantidade, também não fazem com que a chuva ácida seja considerada nociva. Entretanto, ao longo do tempo ela pode causar certo impacto ambiental.

N2(g) +  2 O2(g) 2 NO2(g)
NO2(g) + H2O(l)
HNO2(aq) + HNO3(aq)

•   Óxidos de enxofre (SO2 e SO3):

A origem do SO2 pode ser de erupções vulcânicas e da decomposição de restos vegetais e animais. Além disso, o enxofre é um elemento que está presente em combustíveis fósseis usados em indústrias, como o carvão mineral; e em automóveis, como derivados do petróleo, principalmente o óleo diesel. Assim, quando esses combustíveis entram em combustão, são produzidas grandes quantidades de enxofre na forma de seus óxidos.

Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos fortes. Por exemplo, quando o SO3 reage com a água da chuva, forma-se o ácido sulfúrico (H2SO4), que é considerado o grande vilão da chuva ácida

S(s) +  O2(g) SO2(g)
SO2(g) + H2O(l)
HSO3(aq) (Ácido sulfuroso)

SO2(g)+  ½ O2(g) SO3(g)
SO3(g) + H2O(l)
H2SO4(aq) (Ácido sulfúrico)

Causas e efeitos da chuva ácida.
Causas e efeitos da chuva ácida.

A precipitação de chuvas ácidas pode causar:

• a morte de peixes em rios e lagos;
• a destruição de folhas e galhos de árvores;
• a alteração química do solo, pois cátions metálicos, como o Al3+, são liberados pela chuva ácida, o que provoca o envenenamento das plantações e a redução das colheitas;
• a contaminação das águas subterrâneas;
• a degradação de prédios, estruturas metálicas de casas, edifícios e pontes, bem como a corrosão de monumentos artísticos históricos feitos de calcário, cimento, mármore, metais e outros materiais;
• e o surgimento de doenças respiratórias, prejudicando a saúde do ser humano e dos animais.

Principais efeitos da chuva ácida.
Principais efeitos da chuva ácida.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Alerta para o uso de plásticos
Aprenda a interpretar a origem dos recipientes plásticos.
Oxigênio no tratamento de efluentes
Como oxidar o material orgânico presente na água?
Países que lideram a emissão de gás carbônico
Disputa na qual o último lugar é que leva vantagem.
Polímero PET
Clique aqui e conheça as características, utilização, vantagens e desvantagens do polímero PET!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Média Aritmética" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Média Aritmética
Nessa aula veremos como calcular a média aritmética simples e a média aritmética ponderada de uma amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.