Whatsapp icon Whatsapp

Polímero Teflon: como ele surgiu?

Quem foi o inventor das Panelas antiaderentes?
Quem foi o inventor das Panelas antiaderentes?

O que seria das donas de casa do século XXI se não existissem as panelas antiaderentes? Com certeza o material usado nelas chegou para facilitar a vida na cozinha: não deixa o alimento grudar, facilita a limpeza e ainda possui aspecto bonito.

Saiba agora como surgiu este plástico e por que ele possui característica antiaderente.
O Teflon é o nome popular do polímero Politetrafluoretileno (PTFE), um plástico bastante resistente empregado para revestir utensílios domésticos, como panelas e frigideiras. Foi descoberto em 1938 pelo químico Roy Plunkett enquanto fazia experimentos com gás tetrafluoretileno. Roy notou o aparecimento de um pó branco no cilindro que continha o gás, pesquisas posteriores mostraram que se tratava de um polímero formado por cadeia de 100.000 átomos de carbono ligados a 2 átomos de flúor.

Então, o Teflon começou a ser testado e exibiu os seguintes aspectos:

• Não se dissolvia em solventes;
• Não sofria ataque por ácido corrosivo a quente;
• Suportava altas temperaturas (500°C) sem sofrer danos;
• Possuía aspecto escorregadio.


Com todas estas características não foi difícil para Louis Hartmann, nos anos 50, usar o material na confecção de panelas. Tudo que ele precisava era unir o alumínio (já usado) ao novo Teflon, veja como ele fez esta façanha:

1. Primeiro ele aplicou ácido clorídrico na superfície de alumínio: o ácido corrói o metal e cria aberturas (porosidade).

2. Em seguida espalhou Teflon sobre o metal e cozinhou a panela a uma temperatura de 400 °C por alguns minutos.

3. O que aconteceu? O Teflon se impregnou na superfície porosa e no final se transformou em um filme contínuo ligado firmemente à superfície de alumínio, ou seja, ficou muito resistente.

Por estes e outros motivos o Teflon é usado em frigideiras onde o acúmulo de gordura é comum. A panela com revestimento de PTFE é fácil de ser lavada e permite fritar ovos sem que eles grudem no fundo, quantas vantagens heim?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Conceito e Nomenclatura das Oses
Conheça o que são as oses, também chamadas de monossacarídeos, quais são as regras de sua nomenclatura e como realizar a simplificação das suas fórmulas estruturais.
Etanol e saúde
Etanol, compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional, hidroxila, carbonos saturados, bebidas alcoólicas, teor de etanol, danos irreversíveis ao cérebro, álcool no sangue.
Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
Glicerídeos
Glicerídeos, como se faz a margarina, classe de lipídios, glicerol e ésteres de ácidos graxos, ésteres de ácidos graxos insaturados, ácidos oléico e linoléico, glicerídeos sólidos, ácidos esteárico e palmítico, ácidos graxos saturados, hidrogenação e hidrólise alcalina.
Nitrocompostos
Conheça a função orgânica dos nitrocompostos, substâncias que possuem como uma das principais aplicações práticas a sua utilização na produção de explosivos.
Polietileno
Conheça a constituição do plástico usado na produção de sacolas plásticas, garrafas de água, embalagens de alimentos e revestimentos de fios, o polímero polietileno.
Polímeros de Rearranjo
Definição de polímeros de rearranjo e tudo sobre o principal polímero desse grupo, o poliuretano.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?