Glicerídeos

Os glicerídeos pertencem à classe de lipídios, são materiais formados por glicerol e ésteres de ácidos graxos. Esses compostos podem se encontrar no estado sólido e líquido, o estado físico dos glicerídeos vai determinar sua denominação, por exemplo: glicerídeos sólidos dão origem a gorduras e os líquidos correspondem aos óleos.

Nos Glicerídeos líquidos, como os ácidos oléico e linoléico, predominam os ésteres de ácidos graxos insaturados, já nos glicerídeos sólidos como os ácidos esteárico e palmítico, predominam os ésteres de ácidos graxos saturados.

Os glicerídeos podem passar por reações químicas de hidrogenação e hidrólise alcalina. Quando ocorre uma reação de hidrogenação em óleos (glicerídeos líquidos) aparece uma substância muito conhecida em nossas refeições, principalmente as matinais: é a margarina, aquela que se passa no pão.

Mas se a reação for a hidrólise alcalina o produto vai ser diferente, neste caso os óleos e gorduras, como o próprio nome já diz, passam por hidrólise em meio alcalino. Essa reação é chamada de saponificação e dá origem a gliceróis e ácidos graxos, a mistura desses dois componentes dá origem aos sabões que usamos para limpeza.

A dureza dos sabões pode ser explicada pela composição dos mesmos. Para se obter um sabão duro, é só realizar a saponificação com hidróxido de sódio (NaOH), e a reação de sais sódicos com hidróxido de sódio. Agora se a intenção for obter um sabão mole, é preciso utilizar hidróxido de potássio (KOH) na reação de saponificação, essa reação vai ocorrer na presença de sais de potássio e ácidos graxos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A margarina é derivada de glicerídeos.
A margarina é derivada de glicerídeos.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Quem foi o inventor das Panelas antiaderentes?
Polímero Teflon: como ele surgiu?
Saiba sobre este moderno plástico que possui característica antiaderente.
Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Polietileno
Conheça a constituição do plástico usado na produção de sacolas plásticas, garrafas de água, embalagens de alimentos e revestimentos de fios, o polímero polietileno.
Muitos aromatizantes e flavorizantes usados em balas e doces são produzidos por meio de reações de esterificação
Reações de esterificação
Conheça as reações de esterificação que produzem essências usadas na indústria alimentícia.
O constituinte ácido málico da maçã é orgânico.
O que é a Química Orgânica?
Química Orgânica, carbono, proteínas, lipídios,carboidratos, ácido tartárico, açúcar, glicose ,celulose,compostos orgânicos naturais,ácido cítrico, Friedrich Wohler, cianeto de amônio, sal inorgânico, uréia.
A borracha usada na fabricação de câmaras de ar de pneus recebe um teor de 1,5% a 5% de enxofre, no processo de vulcanização
Vulcanização da Borracha
Conheça o processo de vulcanização da borracha criado por Charles Goodyear e usado até hoje para deixar a borracha mais resistente.
O polímero poliéster é usado na produção de fibras têxteis
Poliéster
O polímero PET do qual são feitas as garrafas de água e refrigerantes é um poliéster. Saiba mais sobre a composição e as aplicações desse polímero.