2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Propriedades dos ametais

Propriedades dos ametais

As propriedades dos ametais diferem-se das presentes nos metais, sendo a principal delas sua capacidade de formar ânions.

Os elementos químicos são classificados de acordo com a sua natureza de quatro formas: metais, ametais, hidrogênio e gases nobres. Neste texto, vamos explorar apenas os elementos considerados ametais. De forma geral, há onze ametais na Tabela Periódica. São eles:

• Carbono (C)

• Nitrogênio (N)

• Fósforo (P)

• Oxigênio (O)

• Enxofre (S)

• Selênio (Se)

• Flúor (F)

• Cloro (Cl)

• Bromo (Br)

• Iodo (I)

• Astato (At)

Observação: Alguns elementos, antigamente considerados como semimetais, hoje são considerados ametais, como o Boro (B), Silício (Si), Germânio (Ge), Arsênio (As), Antimônio (Sb) e Telúrio (Te). Eles não possuem tanto destaque porque não participam da formação de muitas substâncias na natureza.

Os ametais são elementos químicos que não se enquadram na classificação dos chamados metais pelo fato de as suas propriedades físicas e químicas serem muito distintas das deles. Os ametais apresentam como principal propriedade química a capacidade de formar ânions, já que apresentam a tendência de ganhar elétrons (são elementos muito eletronegativos).

A quantidade de elétrons que cada ametal recebe está relacionada com a teoria do octeto (oito elétrons na camada de valência). Por isso, se um átomo de nitrogênio realiza uma ligação química, ele recebe três elétrons, já que em sua camada de valência há apenas cinco (família VA). O exemplo a seguir ressalta a forma como devemos proceder para determinar um ânion a partir de um ametal:

Exemplo: S (enxofre) = família 6A; camada de valência com seis elétrons, portanto, faltam dois elétrons para completar a teoria de octeto. Por isso, o ânion do enxofre será:

S-2

Além dessa propriedade química (tendência de receber elétrons), os ametais apresentam outra: a intensa capacidade de formar substâncias iônicas.

Já as principais propriedades físicas dos ametais são:

• Não apresentam brilho;

• Não conduzem corrente elétrica;

• Não conduzem calor;

• Apresentam baixos pontos de fusão e ebulição;

• Podem ser encontrados nos três estados físicos da matéria. Ex.: O iodo é sólido; o bromo é líquido, e o cloro é gasoso.

Alguns ametais fogem às características dos outros, como:

• iodo: é um sólido que apresenta brilho metálico;

• Carbono grafite: é um excelente condutor de calor e eletricidade.

A grafita é um alótropo do ametal carbono que tem capacidade de conduzir corrente elétrica
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Na molécula do etanol, temos apenas ligações sigma
Ligação sigma
Conheça as principais características da ligação sigma e entenda como ela acontece!
Enxofre sendo processado de forma industrial
Enxofre
Clique e conheça tudo (características atômicas, formas de obtenção, propriedades) sobre o elemento químico enxofre.
Símbolo utilizado para representar o elemento cloro
Cloro
Clique e conheça as características, as utilizações e as propriedades físicas e químicas do cloro e saiba como é produzido esse elemento químico.
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
Gases
Gases, volume fixo, grau de agitação das partículas, energia cinética, camada de ar atmosférico, gás nitrogênio, gás oxigênio, gases nobres, temperatura, volume, pressão atmosférica, regiões de baixa altitude, variáveis de estado de um gás.
Maleabilidade: permite obter diversos objetos.
Metais
Metais, maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade, brilho metálico, estrutura cristalina, corrente elétrica, coloração vermelha, coloração dourada, cobre, ouro, cor prateada, raios X, agrupamento de cátions fixos, elétrons deslocalizados.
Composto estável: camada de valência completa.
Regra do Octeto
Como os átomos se ligam para atingir a estabilidade eletrônica?
Valores de eletronegatividade dos elementos da Tabela Periódica segundo Linus Pauling
Eletronegatividade
Conheça umas das propriedades periódicas mais importantes, a eletronegatividade.