2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Química da fotossíntese

Química da fotossíntese

A fotossíntese, como o próprio nome indica, é a síntese de carboidrato a partir de água e dióxido de carbono (CO2). O que caracteriza uma reação de fotossíntese é a absorção de luz, e é através dela que ocorre a produção de alimentos nos vegetais, sendo assim, ela é indispensável para a vida das plantas, dos animais e até do homem. As folhas das plantas possuem células fotossintetizadoras, que são sensíveis à luz e possuem uma substância denominada clorofila.

A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila. A absorção da energia luminosa e sua transformação em energia permitem o crescimento das plantas, seu florescimento e a produção de frutos.

A fotossíntese é importante para o homem porque ao ingerir o alimento proveniente das plantas, parte das substâncias entra na constituição celular e outra parte fornece a energia necessária às atividades como o crescimento, a reprodução, etc.

A reação química que ocorre na fotossíntese pode ser esquematizada da seguinte forma:
gás carbônico + água + luz = glicose + oxigênio

Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, essa absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio. Observe a equação:
6 CO2(g) + 6 H20(l) + calor => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

O catalisador dessa reação é a clorofila, ou seja, ela não se desgasta e nem é consumida, apenas ativa a reação.
A fotossíntese de plantas que viveram em outras eras originou o petróleo e o carvão, que são muito utilizados hoje pelo homem como fonte de energia.

A clorofila é o pigmento verde das folhas.
As reações e fenômenos físicos que geram perda ou ganho de calor são estudados na Termoquímica
Termoquímica
Confira uma introdução ao estudo da Termoquímica que oferece uma base para que você prossiga aumentando seus conhecimentos nessa área.
As folhas geralmente são verdes e desempenham importante papel na fotossíntese
Folhas
Saiba mais sobre as folhas, estruturas vegetais de crescimento limitado e bastante importantes no processo de fotossíntese, respiração e transpiração.
Misturas de soluções com solutos diferentes podem reagir entre si
Mistura de soluções que reagem entre si
Aprenda a calcular a concentração de uma solução oriunda da mistura de soluções que reagem entre si e verificar se ela será ácida, básica ou neutra.
Análise Gravimétrica
Análise química quantitativa que se baseia no cálculo da porcentagem das espécies envolvidas em uma reação.
O cientista americano Gibbs e sua fórmula da Energia Livre para o cálculo da espontaneidade de uma reação.
Energia Livre de Gibbs
Energia Livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil, e pode ser usada para indicar a espontaneidade da reação.
A temperatura exerce uma grande influência sobre a velocidade das reações
Temperatura e velocidade das reações
Descubra por que o aumento da temperatura ocasiona um consequente aumento na velocidade com que se processam as reações químicas.