Whatsapp icon Whatsapp

Reações de Substituição em Haletos Orgânicos

As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos

As reações de substituição orgânicas ocorrem quando um átomo, ou grupo de átomos de uma molécula orgânica, é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. No caso dos haletos orgânicos, o halogênio da molécula (cloro, flúor, bromo ou iodo) é a parte substituída.

Genericamente, temos:

     |                           |
— C — X + AB → — C — A + BX
     |                           |

Sendo que X = halogênio (X = F, Cl, Br ou I).

Uma das principais reações de substituição em haletos orgânicos ocorre quando eles sofrem hidrólise alcalina. Há uma quebra de suas moléculas quando colocados na presença de uma solução aquosa de base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). Essa é uma das formas de obtenção de álcoois.

No exemplo abaixo, temos a hidrólise alcalina do cloreto de etila (cloroetano). Note que o cloro do haleto é substituído pelo grupo hidroxila característico dos álcoois e o etanol é formado:

Reação de substituição (hidrólise alcalina) do cloroetano para a formação de um álcool

Outro exemplo de reação de substituição de haleto orgânico com formação de álcool ocorre quando o “gás mostarda”, uma arma química, reage com a água presente na umidade do ar ou no organismo, liberando HCl. Esse produto é o responsável pela irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório que a pessoa sente quando é atingida por esse gás.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

?C? - CH2­ - CH2­ - S - CH2 ­- CH2­ - C? + 2 H2OHO - CH2­ - CH2­ - S - CH2 ­- CH2­ - HO + 2 HC?

Reação de substituição do gás mostarda

A reatividade dos haletos aumenta da seguinte forma:

Sentido crescente da reatividade dos haletos orgânicos

Os haletos terciários (o halogênio está ligado a um carbono terciário) são mais reativos porque nesses compostos o carbono ligado ao halogênio adquire caráter parcial positivo: +1, conforme se pode ver abaixo. Visto que o oxigênio da hidroxila (OH) que irá formar o álcool é um elemento eletronegativo, ele é mais atraído pelo carbono com carga +1, sendo que a substituição ocorrerá mais facilmente.

Carga parcial dos carbonos

Os haletos de metila (X ? CH3) são menos reativos que os haletos primários. Os menos reativos de todos os haletos são os aromáticos, pois eles possuem ressonância entre um par de elétrons livres do halogênio e o anel aromático.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Gás Metano
Gás metano, composto orgânico, alcanos, gás incolor, gás inodoro, fermentação anaeróbica, Alessandro Volta, gás dos pântanos, ausência de oxigênio, esgoto, gás natural, petróleo, xisto betuminoso, hulha, gás natural, efeito estufa, sistema climático.
Polímero Poliuretano
Método de obtenção e aplicações deste resistente material.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.