2. Química
  3. Química Orgânica
  4. Reações Orgânicas
  5. Reações de Substituição em Haletos Orgânicos

Reações de Substituição em Haletos Orgânicos

As reações de substituição orgânicas ocorrem quando um átomo, ou grupo de átomos de uma molécula orgânica, é substituído por outro átomo ou grupo de átomos. No caso dos haletos orgânicos, o halogênio da molécula (cloro, flúor, bromo ou iodo) é a parte substituída.

Genericamente, temos:

|                           |
— C — X + AB → — C — A + BX
     |                           |

Sendo que X = halogênio (X = F, Cl, Br ou I).

Uma das principais reações de substituição em haletos orgânicos ocorre quando eles sofrem hidrólise alcalina. Há uma quebra de suas moléculas quando colocados na presença de uma solução aquosa de base forte, como o hidróxido de sódio (NaOH). Essa é uma das formas de obtenção de álcoois.

No exemplo abaixo, temos a hidrólise alcalina do cloreto de etila (cloroetano). Note que o cloro do haleto é substituído pelo grupo hidroxila característico dos álcoois e o etanol é formado:

Reação de substituição (hidrólise alcalina) do cloroetano para a formação de um álcool

Outro exemplo de reação de substituição de haleto orgânico com formação de álcool ocorre quando o “gás mostarda”, uma arma química, reage com a água presente na umidade do ar ou no organismo, liberando HCl. Esse produto é o responsável pela irritação na pele, nos olhos e no sistema respiratório que a pessoa sente quando é atingida por esse gás.

?C? - CH2­ - CH2­ - S - CH2 ­- CH2­ - C? + 2 H2OHO - CH2­ - CH2­ - S - CH2 ­- CH2­ - HO + 2 HC?

Reação de substituição do gás mostarda

A reatividade dos haletos aumenta da seguinte forma:

Sentido crescente da reatividade dos haletos orgânicos

Os haletos terciários (o halogênio está ligado a um carbono terciário) são mais reativos porque nesses compostos o carbono ligado ao halogênio adquire caráter parcial positivo: +1, conforme se pode ver abaixo. Visto que o oxigênio da hidroxila (OH) que irá formar o álcool é um elemento eletronegativo, ele é mais atraído pelo carbono com carga +1, sendo que a substituição ocorrerá mais facilmente.

Carga parcial dos carbonos

Os haletos de metila (X ? CH3) são menos reativos que os haletos primários. Os menos reativos de todos os haletos são os aromáticos, pois eles possuem ressonância entre um par de elétrons livres do halogênio e o anel aromático.

As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Capacidade de Formar Cadeias
Capacidade de Formar Cadeias, O que é Capacidade de Formar Cadeias, Como desenvolve a Capacidade de Formar Cadeias, Capacidade de Formar Cadeias carbônicas, Capacidade de Formar Cadeias de compostos orgânicos.
Dois compostos de mesma fórmula molecular e estruturas diferentes são isômeros
Isomeria
Clique para entender o que é isomeria e todas as classificações que envolvem esse ramo da Química Orgânica!
Os bambolês são constituídos de polietileno.
Descoberta dos polímeros
Descoberta dos polímeros, monômeros, polimerização, polímero da Segunda Guerra Mundial, isolante elétrico de radares militares, polietileno de baixa densidade, sacolas plásticas, polietileno de alta densidade.
O TNT e a nitroglicerina são nitrocompostos usados como explosivos por mineradoras
Nitrocompostos
Conheça a função orgânica dos nitrocompostos, substâncias que possuem como uma das principais aplicações práticas a sua utilização na produção de explosivos.
A progesterona é o principal hormônio da gravidez
Progesterona
Conheça a função biológica e a estrutura química da progesterona, um hormônio sexual feminino.
Em destaque, fibra sintética de poliacrilonitrila e a molécula de seu monômero (acrilonitrila)
Poliacrilonitrila ou orlon
Conheça a constituição química da poliacrilonitrila (PAN), um polímero usado como fibra sintética para a produção de tapetes e malhas de inverno.
O DDT é um haleto orgânico cujo nome oficial é bastante complexo (1,1,1-tricloro-2,2-di (p-clorofenil))
Classificação e Nomenclatura dos Haletos Orgânicos
Entenda como são classificados os haletos orgânicos e aprenda a realizar a nomenclatura oficial e usual desses compostos.
O 3-metilbutan-1-tiol está no líquido que o cangambá utiliza como arma de defesa. Esse é um exemplo do odor desagradável que os tiocompostos possuem!
Tiocompostos ou Compostos Sulfurados
Sabe aqueles cheiros desagradáveis como o do gambá, do alho e do gás de cozinha? Todos esses casos estão ligados à presença de tiocompostos. Saiba mais aqui!
O nitrobenzeno é um composto obtido por reação de substituição no benzeno
Reações de substituição no benzeno
Clique e conheça todas as reações de substituição no benzeno, bem como os produtos formados e as condições para que essas reações químicas possam ocorrer.
O metanol sofre efeito indutivo negativo
Efeito indutivo
Acesse este link e entenda melhor o efeito indutivo, que nada mais é que o deslocamento de elétrons para o interior (efeito indutivo positivo) ou para a extremidade (efeito indutivo negativo) de uma cadeia carbônica. Ocorre exclusivamente em estruturas saturadas (formadas apenas por ligações sigmas). Saiba mais!
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
Gás Metano
Gás metano, composto orgânico, alcanos, gás incolor, gás inodoro, fermentação anaeróbica, Alessandro Volta, gás dos pântanos, ausência de oxigênio, esgoto, gás natural, petróleo, xisto betuminoso, hulha, gás natural, efeito estufa, sistema climático.
Poliuretano em roupas esportivas.
Polímero Poliuretano
Método de obtenção e aplicações deste resistente material.