Polímero Poliuretano

A começar pelo automóvel, o vestuário, e tudo aquilo que proporciona conforto e lazer, são requisitos que promovem qualidade de vida para qualquer pessoa. E imagine só, o poliuretano tem uma importante contribuição nisso tudo. Nos carros, ele está presente nos painéis, nos estofamentos, no volante, entre outras peças. O poliuretano foi escolhido para compor esses acessórios por ser um material leve, característica que garante economia de combustível, pois diminui o peso do veículo.

Solas de sapato, roupas de natação, botas, são peças de nosso vestuário fabricadas a partir do polímero poliuretano. E a vasta utilização não para por aí, para quem gosta de futebol, uma novidade: a bola usada nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, era revestida com poliuretano altamente durável e leve, o que proporcionou maior conforto aos jogadores.

Uma das aplicações de maior destaque do poliuretano ocorre na África. Os moradores das cabanas de ferro sofriam com a presença de insetos e calor excessivo dentro de suas humildes casas. Isto até aparecer um polímero para proporcionar-lhes maior conforto. Um revestimento de poliuretano protege as cabanas mantendo os insetos e calor do lado de fora.

Método de obtenção do poliuretano:

A reação de obtenção do polímero ocorre entre moléculas que têm um grupo álcool e moléculas com grupos isocianato. A mistura dá origem a uma forte ligação química e dependendo do processo, o produto final pode tomar a forma rígida (de alta dureza) ou flexível (ideal para estofamentos).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Nylon: um polímero resistente
Polímero antibala

Poliuretano em roupas esportivas.
Poliuretano em roupas esportivas.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assuntos relacionados
Classificação do carbono quanto ao número de ligações
Aprenda a classificar os carbonos em cadeia.
Cuidado, composto orgânico tóxico!
Compostos aromáticos tóxicos
Tome as precauções para não se intoxicar com essa classe de hidrocarbonetos
As reações com haletos orgânicos possuem preço elevado, por isso, são usadas apenas em casos específicos, como na produção de medicamentos
Reações de Substituição em Haletos Orgânicos
Veja exemplos de reação de substituição em haletos orgânicos e qual é a ordem de reatividade desses compostos.
Polaridade dos Compostos Orgânicos
Polaridade dos compostos orgânicos, eletronegatividade, molécula de um composto orgânico, molécula apolar, molécula polar, carbono, hidrogênio, ligações apolares, ligações polares.
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
Gás Metano
Gás metano, composto orgânico, alcanos, gás incolor, gás inodoro, fermentação anaeróbica, Alessandro Volta, gás dos pântanos, ausência de oxigênio, esgoto, gás natural, petróleo, xisto betuminoso, hulha, gás natural, efeito estufa, sistema climático.
Grupos orgânicos substituintes
Como identificar as ramificações em uma cadeia de hidrocarbonetos.
O TNT e a nitroglicerina são nitrocompostos usados como explosivos por mineradoras
Nitrocompostos
Conheça a função orgânica dos nitrocompostos, substâncias que possuem como uma das principais aplicações práticas a sua utilização na produção de explosivos.
O etano e o etanol têm tamanhos aproximados, mas o ponto de ebulição do etanol é maior porque é polar e sua interação intermolecular é mais forte
Temperatura de ebulição dos compostos orgânicos
Veja como a temperatura de ebulição dos compostos orgânicos varia de acordo com a força intermolecular, polaridade e tamanho da molécula.