Whatsapp icon Whatsapp

Gás Metano

O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.
O gás metano pode ser extraído do esterco bovino.

O composto orgânico Metano é o primeiro membro da série dos alcanos, ele pode dar origem a derivados, o gás metano é um deles.

Um gás que se forma nos pântanos através da fermentação anaeróbica foi descoberto em 1778 pelo químico italiano Alessandro Volta (1745-1827), ele o nomeou de “gás dos pântanos”. Esse mesmo gás mais tarde passou a se chamar gás metano, e é como o conhecemos até hoje.

Essa fermentação anaeróbica se dá pela ausência de oxigênio, é a mesma que ocorre em depósitos de lixo e nos esgotos que também geram o metano. A extração do metano pode ser realizada a partir do gás natural, do petróleo, do xisto betuminoso ou da hulha.

A presença do gás metano na atmosfera afeta a temperatura e o sistema climático da Terra, ele é o principal componente do gás natural, por isso é um dos gases causadores do efeito estufa.

O metano e outros gases podem ser produzidos quando o esterco animal é manuseado em condições anaeróbicas (sem oxigênio). Existem estudos realizados com o intuito de substituir o petróleo por esse gás, mas é preciso considerar que ele também polui o meio ambiente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química Orgânica - Química - Mundo Educação

Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Formaldeído
Clique e conheça as características do formaldeído e suas principais utilizações.
Nitrocompostos
Conheça a função orgânica dos nitrocompostos, substâncias que possuem como uma das principais aplicações práticas a sua utilização na produção de explosivos.
Radicais livres
Entenda o que são os radicais livres, como eles são formados, sua nomenclatura, função no organismo e por que eles são tão indesejáveis.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.