Whatsapp icon Whatsapp

Transformação isobárica ou Lei de Gay-Lussac

Gay-Lussac estudou a variação da temperatura em relação ao volume de um gás com a pressão constante e criou a lei que leva seu nome
Gay-Lussac estudou a variação da temperatura em relação ao volume de um gás com a pressão constante e criou a lei que leva seu nome
Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante.

Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.

Esse fenômeno foi estudado em 1802, pelo cientista francês Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850). Ele realizava experimentos como o mostrado abaixo, em que há em um recipiente um determinado gás, que, então, tem sua temperatura elevada, ou seja, o sistema recebe calor. Com isso, a energia cinética das partículas aumentará, isso significa que quanto maior a temperatura, maior será a velocidade das moléculas desse gás e vice-versa. A pressão se manteve constante, mas, com o aumento da velocidade das partículas, o volume ocupado por esse gás tende a aumentar.

Com o aumento da temperatura e a pressão sendo mantida constante, a energia cinética das partículas irá aumentar, aumentando também o volume ocupado
Com o aumento da temperatura e a pressão sendo mantida constante, a energia cinética das partículas irá aumentar, aumentando também o volume ocupado.

Esse princípio ficou conhecido como Lei de Gay-Lussac, que pode ser enunciada da seguinte maneira:

Lei de Gay-Lussac: para uma massa fixa de gás, mantida à pressão constante, o volume ocupado pelo gás é diretamente proporcional à temperatura absoluta.

Isso significa que com o aumento da temperatura, o volume também aumentará e vice-versa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Isso pode ser visto com um experimento simples: ao colocarmos um balão em um recipiente com água quente, sua temperatura aumentará e seu volume também. Isso é visto pelo enchimento do balão. Já ao ser colocado em um recipiente com água e gelo, ele murchará, ou seja, com a diminuição da temperatura, o volume ocupado pelo gás também diminui.

Um balão inserido em uma garrafa, colocado em um recipiente com água quente, encherá com o aumento do volume do gás dentro dele. Ao ser colocado na água e gelo, ele murcha, pois seu volume diminui
Um balão inserido em uma garrafa, colocado em um recipiente com água quente, encherá com o aumento do volume do gás dentro dele. Ao ser colocado na água e gelo, ele murcha, pois seu volume diminui
.

Se a temperatura dobrar, o volume também dobrará, se a temperatura triplicar, o mesmo ocorrerá com o volume e assim sucessivamente:

Assim, temos:

Graficamente, isso é representado por uma reta:

Representação gráfica da transformação isobárica

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Calores de reação
Calores de reação, variação de entalpia, Reação de neutralização, Reação de combustão, Calor de vaporização, dissolução, Calor de combustão, Calor de condensação, calor de formação.
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.
Mistura de soluções que reagem entre si
Aprenda a calcular a concentração de uma solução oriunda da mistura de soluções que reagem entre si e verificar se ela será ácida, básica ou neutra.
Misturas
Saiba mais sobre o conceito de misturas e algumas curiosidades, os tipos e os principais processos de separação para cada um deles.
Titulação ácido-base
Neste texto, você verá o que é uma titulação ácido-base, o passo a passo de como realizá-la em laboratório e como proceder com os cálculos.
video icon
"Matemática do Zero | Terno Pitagórico" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Terno Pitagórico
Nessa aula veremos que o terno pitagórico são os triângulos retângulos que possuem as medidas dos lados sendo números inteiros. A ideia dos ternos pitagóricos é facilitar a resolução de questões e diminuir os cálculos aplicando semelhança de triângulos.