Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Química Geral
  4. Unidades de medida mais comuns

Unidades de medida mais comuns

Antes de realizar qualquer experimento em Química é preciso conhecer algumas unidades de medida, elas irão auxiliar no trabalho de análise de resultados.

Unidade de medida pode ser definida como sendo a medida de uma grandeza, onde se tem um número que expressa uma quantidade comparada com um padrão previamente estabelecido.

Conheça alguma das unidades de medidas mais usadas em trabalhos científicos:

Massa

Massa é a quantidade de matéria que existe num corpo. A unidade padrão de massa dada pelo Sistema Internacional é o quilograma (Kg), para se medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balança.

Volume

O volume de um corpo é a extensão que ele ocupa no espaço. A fórmula para se calcular o volume de um objeto é:

V = comprimento • altura • largura

A unidade-padrão usada pelo Sistema Internacional (SI) para representar o volume é o metro cúbico (m3), mas em nosso cotidiano a unidade mais usada para se medir o volume é o litro (L).

Pressão

A pressão é uma grandeza física que relaciona a força exercida sobre uma dada superfície e a área dessa superfície, de acordo com a fórmula:

P =
       S

Onde: P = pressão
F = força
S = área

Podemos perceber pela equação que, para uma dada força, quanto menor a área, maior a pressão.


Temperatura

A capacidade que um corpo (objeto) tem de transmitir ou receber calor se relaciona com a temperatura. O termômetro é o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A graduação do termômetro permite visualizar a variação de temperatura, essa graduação é denominada escala termométrica do aparelho.

A escala de graduação mais usada é a escala Celsius, a escala Kelvin é recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta.

Densidade

Densidade é a razão que relaciona a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade de um determinado material é feito através da fórmula:

d = massa 
       volume

A densidade para sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), para gases é expressa em gramas por litro (g/L).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas
Como a interação entre moléculas torna um composto mais solúvel?
Quando aquecemos, ocorre a ebulição da água, que é um tipo de vaporização
Diferença entre Ebulição, Evaporação e Vaporização
Descubra qual é a diferença entre ebulição, evaporação, vaporização e, ainda, calefação; termos usados para designar a passagem do estado líquido para o gasoso.
Se a proporção estequiométrica entre os reagentes da reação não estiver correta, haverá um que ficará em excesso e outro que será o reagente limitante
Reagente em excesso e reagente limitante
Entenda o que é o reagente limitante e o em excesso, como eles influenciam a formação dos produtos e como você pode determiná-los por meio de cálculos estequiométricos.
A transformação entre as unidades km/h e m/s é feita pelo fator 3,6
Transformação de km/h para m/s
Na hora de resolver um exercício de Física, bate aquela dúvida de como realizar a transformação de km/h para m/s? Clique e elimine-a de uma vez por todas!
Átomo comparado a bolas de bilhar.
Teoria atômica de Dalton
Palavras-chave: Teoria Atômica de Dalton, John Dalton, proporções fixas, Lei da composição definida, elementos químicos, reações químicas, Lei da conservação de massa, experimentos, partículas fundamentais, composto químico, átomo, matéria, transformação química, partículas maciças, partículas indivisíveis.
Como limpar aves cobertas com petróleo?
Métodos especiais de separação de misturas heterogêneas
Saiba como são usados para o bem estar do homem e dos animais.
Em laboratórios de Química, as unidades em escalas macro e microscópicas (como o número atômico e a massa atômica) são muito importantes.
Diferença entre número de massa e massa atômica
Número de massa é a soma dos prótons e nêutrons. Massa atômica é a média ponderada das massas atômicas dos isótopos naturais do elemento.
O conteúdo energético de cada um dos elétrons de um átomo é caracterizado por quatro números quânticos
Os Quatro Números Quânticos
Entenda como é feita a determinação dos quatro números quânticos dos elétrons de um átomo.