Ununócio

Através do bombardeamento de átomos de califórnio (Cf) com íons de cálcio (Ca) foi possível criar um novo elemento, esse processo é conhecido como síntese em laboratório.

O elemento formado pelo processo descrito acima ficou conhecido como Ununócio (do latim um, um, oito), possui número atômico 118 (118 prótons e 118 elétrons).

O primeiro átomo do elemento 118 foi obtido em 2002, posteriormente em 2005, na segunda rodada de experiências com lançamento de íons de cálcio sobre o califórnio surgiram outros dois átomos do elemento Ununócio.

O interessante é que os átomos do elemento 118 duraram apenas 0,9 milésimos de segundos. O tempo é suficiente apenas para que os cientistas registrem o aparecimento da nova forma atômica.

E o mesmo acontece para outros átomos que são sintetizados em laboratório. Você pode encontrar outros exemplos na Tabela Periódica, eles se classificam em:

Cisurânicos: elementos sintéticos que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Promécio (Pm), Frâncio (Fr).

Transurânicos: elementos com número atômico superior a 92. Exemplos: Plutônio (Pu), Mendelévio (Md), Unúmbio (Uub).
Como os cientistas realizam descobertas atômicas?
Titânio (Ti)
Conheça o titânio, um elemento químico largamente utilizado para compor ligas metálicas. Veja suas propriedades, formas de obtenção e características.
Glenn Seaborg, físico norte-americano que comandou uma equipe na descoberta do    . elemento  transurânico  plutônio
Elementos Artificiais
Elementos Artificiais são átomos de elementos químicos não encontrados na superfície terrestre e que foram sintetizados, isto é, criados em laboratório.
O zircônio é um metal sólido cinza prateado*
Zircônio
Conheça o elemento químico zircônio, sua descoberta, propriedades e aplicações principais na indústria e cotidiano.
Elemento Sódio
Conheça as principais características e utilizações do sódio!
O Cálcio se faz presente na crosta lunar.
Elemento Cálcio
Saiba a porcentagem deste elemento na Terra e na Lua.
Boro: coloração verde dos fogos de artifício.
Boro
Clique aqui e conheça as características e utilização do Boro.
Elementos naturais e sintéticos
Confira aqui as principais características dos elementos naturais e sintéticos!
Iodo na panela: Frutos do mar.
Iodo
Confira aqui a importância do iodo para o organismo e quais são os alimentos fontes desse mineral!
Pulseira em inox: presença de níquel.
Níquel
Os efeitos tóxicos deste metal em nosso organismo.