Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Cuidados com os dentes

Cuidados com os dentes

A saúde da nossa boca é um assunto sério, portanto, devemos sempre ter alguns cuidados com os dentes, como escová-los após as refeições e fazer uso diário do fio dental.

Os dentes são estruturas fundamentais para o processo de digestão. São eles que realizam, por exemplo, o corte e a trituração dos alimentos, garantindo, assim, parte da digestão mecânica. Além da digestão, os dentes proporcionam um sorriso mais harmonioso, o que contribui, portanto, para a nossa aparência física. Diante da sua importância, fica claro que é fundamental cuidar da saúde dos dentes. Veja a seguir algumas dicas!


→ Cuidado com os dentes

Independentemente de nossa idade, devemos sempre dar atenção aos nossos dentes, evitando a formação de cáries e de problemas que afetam a gengiva, por exemplo. Muitas vezes, no entanto, preocupamos com a escovação dos dentes das crianças, e com a formação de cárie nesse grupo, e esquecemo-nos que esses problemas não têm idade para acontecer. A seguir, listaremos algumas atitudes importantes quando o assunto é o cuidado com os dentes:

1. Escovação: Os dentes devem ser escovados todos os dias. Entretanto, apenas uma escovação não é suficiente, sendo necessário escovar após cada refeição e também antes de dormir. A escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais mais difíceis de escovar.

2. Durante a escovação, é importante dar atenção especial a algumas áreas, as quais podem acumular uma maior quantidade de restos alimentares. Entre os locais que merecem destaque, podemos citar os dentes posteriores, a margem gengival e os dentes que já sofreram alguma intervenção, tais como os que já foram restaurados.

3. Uso do fio dental: Utilizar o fio dental é importante para a remoção de restos de alimentos que podem estar localizados em partes onde a escova não alcança e também para retirar a placa bacteriana, que, se não removida, poderá desencadear tártaro, o qual somente poderá ser removido pelo dentista. Assim sendo, o fio atua como uma complementação da escovação e deve ser também utilizado diariamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Para usar o fio dental, é importante tirar uma quantidade considerável de fio (cerca de 40 cm) e enrolar suas extremidades em cada dedo médio. Posteriormente, utilizando o indicador e o polegar, guie o fio por entre os dentes, levando-o para cima e para baixo. É importante levar o fio até o local de junção dos dentes com a gengiva, entretanto, é preciso ter cuidado, pois a gengiva é um tecido frágil. À medida que se muda de dente, é importante trocar para uma parte limpa do fio.

5. Alimentação: Uma alimentação saudável também é fundamental quando o assunto é a saúde dos dentes. Recomenda-se a diminuição da ingestão de açúcares e alimentos com amido, principalmente entre as principais refeições. Esses alimentos propiciam o desenvolvimento de bactérias, as quais produzem ácido que podem causar danos aos dentes.

6. Consulta com um profissional: É recomendável sempre buscar um profissional para avaliar a saúde dos dentes e realizar a sua limpeza periódica.

Atenção! Ao escovar os dentes, sempre observe se não há lesões em sua boca, tais como manchas, caroços e feridas. Algumas lesões não indicam problemas graves de saúde, outras, no entanto, indicam alterações como o câncer de boca.

Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes
Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Assuntos relacionados
A limpeza dos dentes evita problemas como as cáries
Higiene Bucal
Entenda a importância da higiene bucal e conheça algumas dicas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva.
O mau hálito pode ser desencadeado por uma má higiene bucal
Mau hálito (halitose)
Compreenda o que é o mau hálito, ou halitose, um problema que pode afetar a vida de muitas pessoas. Descubra ainda quais são as causas e as consequências do mau hálito, conheça também as formas de tratamento e saiba diferenciar a halitose fisiológica, patológica e a pseudo-halitose. Quer saber mais? Clique!
A gengivite pode evoluir para problemas mais graves, como a periodontite
Gengivite
Você sabe o que é gengivite e quais suas principais causas? Clique aqui e aprenda o que é e o que desencadeia essa inflamação da gengiva e quais são seus principais sintomas. Descubra também como a gengivite é tratada e quais as principais formas de evitar esse problema que pode evoluir para um periodontite.
Fazer uma limpeza adequada da língua é fundamental para evitar o mau hálito
Saburra lingual
Compreenda o que é a saburra lingual e como a sua formação e permanência podem ser evitadas. Além disso, descubra os componentes da saburra, em quais pessoas ela aparece com mais frequência, os problemas que pode desencadear e a importância de se fazer o uso correto dos raspadores de língua.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.
As terminações nervosas dos dentes provocam a sensação de dor.
Por que o dente dói com água fria?
Por que o dente dói com água fria?, dente, água fria, gelado, curiosidade, coisa gelada faz doer o dente, cáries.
É importante a aplicação de flúor nos dentes.
Flúor
Mineral flúor, alimentos que contêm flúor, água fluoretada, frutos do mar, fígado bovino, Teflon, polímero que contém flúor, efeito benéfico no esmalte dental, desmineralização dental, remineralização, osteoporose, manchas no esmalte dos dentes.
Uma pessoa adulta geralmente possui 32 dentes
Dentes
Saiba mais sobre os tipos e a estrutura dos dentes.
Quais ingredientes se fazem presente nesta pasta?
Composição das pastas dentais
Confira aqui quais substâncias fazem parte da composição da pasta de dente!
Cárie
Cárie
Conheça o que é a cárie, suas causas e como prevenir
Os dentes devem ser bem cuidados pois são essenciais para a mastigação e consequente sobrevivência do ser humano.
Equilíbrio Químico nos dentes
Dentro da boca há um equilíbrio químico no qual a hidroxiapatita se dissocia dos seus íons.