Cuidados com a pele

A pele é o órgão responsável pelo revestimento da parte externa de todo o organismo. É composta pela derme e epiderme. A derme é a camada externa da pele que sustenta a epiderme, é formada por colágeno, elastina, proteínas e água. A epiderme é a camada interna e mais profunda da pele, é formada por queratina, melanócitos e células imunitárias. A função da pele é proteger o organismo de invasões parasitas, proteger contra a radiação, impedir o excesso de evaporação da água, regular a temperatura do corpo, produzir vitamina D e detectar sinais como a temperatura e a dor.

Por estar em constante contato com o ambiente, a pele sofre alguns efeitos provocados pelo sol, poluição, vento e outros que interferem no seu bom funcionamento. Tais processos maléficos alteram a sensibilidade da pele deixando-a vulnerável a irritações, queimaduras e ressecamento.

Hidratar a pele é dar a ela condições para se manter elástica e macia. A hidratação, que evita o ressecamento da pele, ocorre de forma natural quando há passagem do suor pela derme e epiderme, já que esse é rico em água e sais minerais ou ainda, ocorre quando depositamos hidratantes na pele. Para proteger a pele contra queimaduras provocadas pelo sol é indispensável a utilização de filtro solar de no mínimo FPS15. A boa alimentação e a ingestão de, no mínimo, dois litros de líquidos por dia é uma ótima combinação natural para evitar problemas de irritação na pele bem como o bom funcionamento dessa por completo.

Por dia, a pele produz aproximadamente 1250 células para cada cm² do corpo, sendo que a duração dessas é de 311 horas.
O cuidado com a pele deixa-a mais jovem.
O cuidado com a pele deixa-a mais jovem.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Manchas escuras na pele que mudam de cor e forma podem ser sinais de melanoma
Melanoma
Compreenda os sintomas e os diferentes tipos de melanoma, um grave câncer de pele.
O protetor solar diminui os efeitos nocivos do sol
Protetor Solar
Saiba mais sobre o protetor solar e sua importância para a saúde da pele.
Cuidados básicos podem tornar a gravidez mais tranqüila.
Gravidez Mais Agradável
Gravidez Mais Agradável, calor excessivo provoca desconforto, primeiro e último trimestre da gravidez, sintomas sentidos pela gestante durante o verão, cuidados básicos tomados pelas gestantes durante o verão, dieta da gestante.
Boa postura
Postura
A postura, o que é postura, a importância da postura, problemas relacionados à má postura, como obter uma boa postura ao sentar, como obter uma boa postura ao deitar, como obter uma boa postura ao levantar, como obter uma boa postura ao ficar de pé.
Desenho esquemático demonstrando as camadas da pele
Camadas da pele
Conheça mais sobre a estrutura da pele e suas camadas.
Ao perceber alguma alteração na pele, procure rapidamente o dermatologista
Câncer de pele
Aprenda mais sobre o câncer de pele e conheça a diferença entre os tipos existentes e as principais lesões que surgem na pele com essa doença.
A rosácea causa vermelhidão na pele na região central da face.
Rosácea
Descubra mais sobre a rosácea, uma doença de pele que atinge, principalmente, mulheres de pele branca. Neste texto, falaremos o que é essa doença, quais são suas possíveis causas, sintomas e tratamentos. Além disso, falaremos a respeito dos principais fatores que desencadeiam surtos e agravam a rosácea.
O poder das cores
A influência da cor
Influência das cores, o que é cor, os estímulos provocados pelas cores, as cores quentes, as cores frias, a ação das cores quentes, a ação das cores frias, a influência das cores na alimentação, a influência das cores na publicidade.
Pães fabricados com glúten
Glúten
Glúten, o que é glúten, onde o glúten é encontrado, a composição do glúten, a importância do glúten no preparo de pães e massas, intolerância ao glúten, Doença Celíaca, o glúten em dietas.
Frutas, uma ótima opção para as comemorações
Alimentação no Natal
Cuidado com o excesso!
A atividade física auxilia o sistema imunológico
Atividade física na juventude
Entenda as vantagens da atividade física na juventude