Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da mesma família do gengibre que apresenta uma série de propriedades medicinais importantes. Ela não deve ser confundida com o açafrão verdadeiro.
A cúrcuma é uma planta muito utilizada como corante.
A cúrcuma é uma planta muito utilizada como corante.

A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-índia, açafroeira, gengibre-dourado, açafrão-da-terra e, no mercado internacional, turmeric, é uma planta conhecida principalmente por seu papel como corante, apesar de atualmente ter ganhado destaque por suas propriedades medicinais. As partes geralmente utilizadas da cúrcuma são as raízes e o rizoma.

Leia também: Plantas medicinais

Características da cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da família Zingiberaceae e seu nome científico é Curcuma longa. Ela é uma planta originária do sudeste da Ásia, herbácea e perene, ou seja, apresenta caule não lenhoso e com folhas que não caem. Geralmente atinge cerca de 130 a 150 centímetros de altura. Suas folhas são grandes e apresentam cheiro agradável.

A cúrcuma apresenta folhas grandes e um rizoma rico em curcumina.
A cúrcuma apresenta folhas grandes e um rizoma rico em curcumina.

A estrutura dessas plantas que merece destaque é o rizoma, um tipo de caule subterrâneo. É nesse caule que encontramos o corante curcumina, que apresenta uma série de propriedades farmacológicas e é responsável pela cor amarela típica dos rizomas. É essa a planta responsável pela coloração do curry.

A reprodução da cúrcuma pode ser feita com os rizomas, ou seja, a planta é propagada vegetativamente (utiliza-se uma parte da planta para originar outra). É recomendado que, ao se colocar o rizoma na cova, este já esteja brotado, reduzindo desse modo o curso da produção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cúrcuma e açafrão verdadeiro

A cúrcuma e o açafrão verdadeiro são duas plantas diferentes, entretanto, são bastante confundidas. O açafrão verdadeiro possui nome científico Crocus sativus e pertence à família Iridaceae. A cúrcuma, como já salientado, é da espécie Curcuma longa e pertence à família Zingiberaceae, mesma família do gengibre.


Diferentemente da cúrcuma, no açafrão verdadeiro, utilizam-se as flores para se obter o corante.

O açafrão verdadeiro é também utilizado como corante, mas este é obtido a partir da flor, e não do caule, como no caso da cúrcuma. O açafrão verdadeiro é um ingrediente extremamente caro. Para se ter uma ideia, o quilo desse produto pode chegar a cerca de 70 mil reais.

Como a cúrcuma é comercializada

Geralmente a cúrcuma é comercializada em forma de pó, o qual é obtido a partir do rizoma, que é seco e moído. Esse pó apresenta coloração alaranjada e sabor e cheiro característicos. Vale salientar que o rizoma também pode ser consumido fresco e que atualmente a cúrcuma também é vendida em cápsulas.


Atualmente, é possível encontrar a cúrcuma em cápsulas.

Propriedades da cúrcuma

A cúrcuma é uma planta rica em compostos químicos importantes, como o óleo essencial e os compostos curcuminoides, que incluem a curcumina, a qual é responsável pela cor característica dos rizomas. Essa planta apresenta valor medicinal bastante conhecido na Ásia. Na medicina chinesa, por exemplo, é utilizada contra icterícia, problemas hepáticos e digestivos. Além disso, acredita-se que a curcumina pode ajudar a combater alguns tipos de câncer, retardar o processo de envelhecimento e combater o mal de Parkinson e o Alzheimer.

No rizoma da cúrcuma, encontra-se grande quantidade de curcumina.
No rizoma da cúrcuma, encontra-se grande quantidade de curcumina.

A cúrcuma apresenta importantes propriedades farmacológicas, como atividade antioxidante, antimutagênica, anti-inflamatória, antidiarreica, antiescorbútica (combate o escorbuto), hepatoprotetora, antiespamódica (suprime espasmos musculares), imunomoduladora (atua no sistema imunológico), antiagregante (evita a agregação plaquetária), oftalmológica, antiviral, antifúngica e antibacteriana. Além disso, está relacionada com a redução dos níveis de colesterol. Diante de suas propriedades farmacológicas, a cúrcuma atualmente vem sendo usada para diversos problemas de saúde.

Toxicidade da curcumina

A curcumina é uma substância que apresenta baixa toxicidade, ou seja, não causa danos à saúde se utilizada com moderação. Estudos demonstram que não é observada toxicidade em doses inferiores a 10 g por dia. Entretanto, algumas restrições devem ser feitas. Ela não deve ser usada, por exemplo, por pacientes com problemas na vesícula biliar e por pessoas que usam anticoagulantes ou antiplaquetários. A cúrcuma também intensifica a atividade de alguns medicamentos e interfere na absorção de outros, portanto, é essencial observar as interações medicamentosas sempre que utilizar algum medicamento.

Leia também: Risco do uso de plantas medicinais

Vale destacar que alguns pesquisadores alertam que o uso exagerado de cúrcuma pode causar danos à saúde. Sendo assim, é fundamental utilizar produtos, mesmo que naturais, em quantidades adequadas, obedecendo às doses recomendadas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Gengibre
Gengibre
Gengibre, características do gengibre, importância do gengibre na saúde, alimentos, origem do gengibre, alimentos, alimentação, saúde.
O capim-santo é uma planta medicinal que possui ação calmante e antiespasmódica
Plantas medicinais
Saiba mais sobre as plantas medicinais e por que elas são altamente utilizadas pela população.
A babosa é uma planta tradicionalmente utilizada como medicinal, entretanto apresenta alto poder abortivo
Riscos do uso de plantas medicinais
Descubra os riscos de se utilizar plantas medicinais clicando aqui!
video icon
Português
Adjunto adverbial
Os adjuntos adverbiais correspondem a termos acessórios da oração, os quais denotam alguma circunstância e estão ligados ao sentido de verbos, adjetivos ou advérbios. Nesta videoaula, estudaremos um pouco mais sobre esses elementos da sintaxe do português. Vamos lá?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?