Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Dicas Saudáveis
  4. Gravidez Mais Agradável

Gravidez Mais Agradável

O calor excessivo provoca desconfortos em qualquer pessoa, mas as gestantes os sentem de uma forma acentuada principalmente no primeiro e no último trimestre da gravidez. Sintomas como náuseas, inchaço e cansaço podem se intensificar no verão. Alguns cuidados básicos como alimentar-se e dormir bem, ingerir muita água, descansar em ambientes arejados, usar roupas leves são medidas que podem ser tomadas para amenizar os sintomas acima citados, tão comuns no primeiro trimestre, quando os enjôos podem afetar o apetite ou a disposição. Já no último trimestre de gravidez, a mulher sofre mais com o inchaço, pois o calor agrava a sensação de cansaço, levando-a a movimentar menos.

Evitar alimentos salgados pode diminuir o inchaço, uma vez que esses fazem o organismo reter mais líquido. Outras formas de diminuí-lo são: não permanecer muito tempo na mesma posição; colocar as pernas para o alto no final do dia para ativar a circulação e massagear as pernas com spray refrescante.

A dieta deve conter no mínimo dois litros de água por dia. Evitar frituras, açúcares e gorduras, optar por cardápios leves, compostos de saladas, carne branca grelhada e frutas é uma ótima saída para diminuir a sensação de moleza após as refeições.

O cansaço pode ser atenuado com a ingestão dos sucos naturais adicionados com pouco açúcar, que são boas fontes de energia. A gestante deve descansar sempre que sentir necessidade e fazer exercícios físicos leves, como caminhadas ao ar livre, quando esses são liberados pelo médico.
Cuidados básicos podem tornar a gravidez mais tranqüila.
Cuidados básicos podem tornar a gravidez mais tranqüila.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
Devemos ter atenção redobrada à alimentação durante a gravidez
Alimentação da Gestante
Entenda a importância dos cuidados com a alimentação da gestante e conheça algumas dicas para melhorar a saúde da grávida e do bebê.
A camisinha continua sendo a melhor forma de impedir a AIDS.
Antiaids
Medicamentos e produtos antiaids, como o vírus da AIDS se multiplica no organismo, a ação de coquetéis antiaids no organismo, a ação do gel feminino antiaids no organismo, a importância da camisinha, como prevenir a AIDS.
Amamentar protege o bebê contra infecções
Amamentação
Entenda a importância da amamentação tanto para a mãe quanto para o bebê clicando aqui!
Amamentar o bebê constantemente pode evitar o ingurgitamento mamário
Ingurgitamento mamário
Você já ouviu falar sobre ingurgitamento mamário? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
O cuidado com a pele deixa-a mais jovem.
Cuidados com a pele
Cuidados com a pele, o que é a pele, a derme, a epiderme, a função da pele, o contato da pele com o ambiente, a importância em hidratar a pele, a importância do uso de filtro solar, a importância da alimentação e da ingestão de líquidos para a pele.
O poder das cores
A influência da cor
Influência das cores, o que é cor, os estímulos provocados pelas cores, as cores quentes, as cores frias, a ação das cores quentes, a ação das cores frias, a influência das cores na alimentação, a influência das cores na publicidade.
Depois das férias, as preocupações com o trabalho voltam
Rotina do trabalho após voltar de férias
Rotina do trabalho após voltar de férias, vida profissional, hábitos saudáveis que devem ser cultivados, exercícios que ajudam no bem-estar físico e emocional.
Boa postura
Postura
A postura, o que é postura, a importância da postura, problemas relacionados à má postura, como obter uma boa postura ao sentar, como obter uma boa postura ao deitar, como obter uma boa postura ao levantar, como obter uma boa postura ao ficar de pé.
Fuja da sombra: encare o sol!
Sol: vilão ou herói?
Afinal, o sol faz bem ou mal para a nossa saúde? Veja agora!