Whatsapp icon Whatsapp

Acentuação

Pouco acontece com a acentuação que retém as mudanças mais significativas quanto às paroxítonas, ou seja, as palavras que possuem acento tônico na penúltima sílaba.



Vejamos:

1. Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Importante: Lembre-se que essa primeira regra é válida para as paroxítonas e, portanto, as oxítonas, ou seja, as palavras cujo acento tônico recai sobre a última sílaba, continuam acentuadas: anéis, fiéis, papéis, heróis, troféu, chapéu, etc.

2. O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.

Observação 1: Palavras um pouco estranhas essas, vamos verificar seus significados que são, respectivamente: fealdade, biboca ou taberna, palmeira de frutos comestíveis, indivíduo avarento.

Observação 2: O acento permanece em palavras oxítonas que terminam com “i” ou “u”, seguidas ou não de “s”: Piauí, teiú, tuiuiú, tuiuiús.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho
Assista às nossas videoaulas
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.