O que é albinismo?

Pessoas portadoras do albinismo apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação. A falta de pigmentação é decorrente da ausência da melanina.
O albinismo pode ocorrer em qualquer espécie animal

Para entendermos o que é o albinismo, vamos primeiro verificar o que é a melanina.

A melanina é uma proteína obtida da polimerização de um aminoácido chamado tirosina. Ela é fabricada nos melanócitos e caracteriza-se por ser um pigmento escuro que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. A melanina, por conseguir absorver todo o comprimento de onda da luz, protege-nos da ação dos raios ultravioletas do sol.

Pessoas portadoras do albinismo, palavra derivada do latim albus, não possuem a enzima tirosinase, que atua na transformação de tirosina em melanina. Dessa forma, essas pessoas apresentam a pele, os cabelos e os olhos muito claros, sem nenhuma pigmentação.

O albinismo pode afetar homens e mulheres na mesma proporção e pode ocorrer até em outras espécies de seres vivos. Há vários tipos de albinismo, mas o albinismo tipo 1 é condicionado por um alelo recessivo de uma gene localizado no cromossomo 11 humano, que codifica a enzima tirosinase, a qual atua na transformação de tirosina em melanina.

Pessoas albinas devem tomar muito cuidado com o sol, protegendo sempre a pele e também os olhos a fim de evitar queimaduras solares e câncer de pele.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.