Articulações

Articulação do punho

A união entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permi- tindo sua mobilidade, é denominada articulação ou juntura. Estas podem ser móveis, imóveis ou semi-móveis e do tipo fibroso, cartilaginoso ou sinovial .

A articulação fibrosa é constituída de tecido conjuntivo fibroso e ocorre, principalmente, entre os ossos da cabeça, tendem a desaparecer com o tempo. Um exemplo bastante claro é a moleira, que permite com que a passagem do bebê pelo canal vaginal, ao nascer, seja mais facilitada - uma vez que reduz consideravelmente o volume da cabeça neste momento – e, com o passar dos anos, dá lugar a tecidos ósseos nesta região.




As segundas, como o nome já indica, são de tecido cartilaginoso. Este pode ser hialino (sincondroses) ou fibroso (sínfise). A sínfise púbica e as cartilagens entre as vértebras são seus respectivos exemplos. A mobilidade nestes tipos de juntura é reduzida.

Junturas sinoviais possuem um líquido denominado sinóvia, que se localiza na cavidade da cápsula articular, membrana conjuntiva que se prende aos ossos que se articulam. Diferentemente das outras duas, essa conformação permite o deslizamento de uma superfície óssea sobre a outra, com atrito e desgaste reduzidos. Os joelhos são pertencentes a esse grupo.


Quanto à movimentação, podem ser:

- mono-axial: movimentos em torno de apenas um eixo. Ex: articulação do cotovelo.
- bi-axial: movimentos em torno de dois eixos. Ex: articulação do punho
- tri-axial: movimentos em torno de três eixos. Ex: articulação do ombro.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.