Faringe

A faringe é um órgão comum aos sistemas digestório e respiratório, permitindo a comunicação entre esses dois sistemas e, desse modo, sendo um local de passagem para alimentos e ar. A faringe está localizada na região posterior do nariz, da boca e da laringe, sendo possível distinguir três porções dela: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.

É na faringe que encontramos as chamadas tonsilas, formadas por tecido linfático e atuantes na defesa do organismo. Inflamações na faringe costumam provocar dor e irritação na região da garganta e são chamadas de faringites.

Leia também: Por que devemos respirar pelo nariz?

Características gerais da faringe

A faringe é um órgão tubular musculomembranoso que faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório. Esse órgão apresenta cerca de 12,5 centímetros e pode ser dividido em três regiões: nasal, oral e laríngea. Vale destacar que não existem limites precisos entre essas três regiões.

 Observe a localização da faringe no nosso corpo e suas três regiões.
Observe a localização da faringe no nosso corpo e suas três regiões.
  • Nasofaringe: corresponde à primeira região da faringe, a região nasal. Ela está situada atrás do nariz. Na nasofaringe, observa-se a presença de quatro aberturas, duas para as tubas auditivas (eustaquianas) e duas para o nariz (coanas). As tubas auditivas são responsáveis por promover a comunicação entre a nasofaringe e a cavidade timpânica, o que garante que as pressões do ar externo sejam igualadas àquelas presentes na cavidade timpânica. Essa comunicação também permite que infecções que atinjam a faringe possam atingir também a orelha.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Orofaringe: a nasofaringe continua caudalmente com a orofaringe, região situada atrás da boca. Ela apresenta uma abertura que se comunica com a boca chamada de istmo das fauces. A nasofaringe e a orofaringe estão separadas incompletamente pelo palato mole, o qual é elevado na deglutição, impedindo a passagem do alimento para a parte nasal da faringe. Vale salientar que na laringe está presente a epiglote, que também atua impedindo a passagem do alimento para o sistema respiratório.

  • Laringofaringe: está situada por baixo do osso hióide e por trás da laringe, abrindo-se na laringe e no esôfago.

Na faringe é possível identificar a presença de tonsilas, órgãos formados por tecido linfático e que atuam na defesa do organismo contra antígenos presentes nos alimentos e no ar. Nas tonsilas são produzidos linfócitos, células de defesa do organismo. De acordo com a posição que ocupam na região da boca e da faringe, podem ser divididas em palatinas, faringiana e linguais.

  • Tonsilas palatinas: são encontradas em número de duas e estão presentes na parede lateral da orofaringe. São frequentemente chamadas de amígdalas, quando inflamadas, desencadeiam uma doença denominada amigdalite. Essas tonsilas são maiores nas crianças do que nos adultos, sendo observada sua involução pouco depois da puberdade.

  • Tonsila faringiana: é única e localizada na porção superoposterior da faringe, próximo das coanas. Quando aumentada de volume, ela forma a adenoide, que pode provocar a obstrução da respiração, sendo necessário, muitas vezes, intervenção cirúrgica.

  • Tonsilas linguais: são pequenas e numerosas e estão localizadas na base da língua, na região da orofaringe.

Leia mais: Sistema linfático - um importante componente do sistema imunológico

Faringite

A faringite é uma inflamação que acomete a faringe. Pode ser causada por diferentes agentes, porém, geralmente, é desencadeada por vírus, como adenovírus e influenza. Na faringite, o paciente sente sintomas como dor ao engolir, irritação na garganta, pigarro e febre.

O tratamento varia de acordo com o agente causador. No caso das faringites virais, ele se baseia no alívio dos sintomas com uso de antitérmicos, anti-inflamatórios e analgésicos. A hidratação também é recomendada. O uso de antibióticos é recomendado apenas nas faringites bacterianas. Para saber mais sobre esse tipo de inflamação, leia: Faringite.

A faringite é uma inflamação da faringe, a qual provoca dor na região da garganta.
A faringite é uma inflamação da faringe, a qual provoca dor na região da garganta.

Amigdalite

Amigdalite, também conhecida como tonsilite, é uma inflamação que atinge as tonsilas palatinas. Pode ser desencadeada por diferentes agentes, tais como bactérias, fungos e vírus, sendo as bactérias responsáveis por inflamações com sintomas mais fortes, e os vírus, pelas infecções mais frequentes.

A amigdalite pode provocar dor na garganta, febre, dor de cabeça, dor de ouvido irradiada, inchaço e pus nas amígdalas, e mau hálito. O tratamento varia de acordo com o agente causador, baseando-se no uso de antibióticos (infecções bacterianas), analgésicos e anti-inflamatórios. Em alguns casos, o tratamento recomendado é a cirurgia para a retirada das tonsilas. Para saber mais sobre esse tipo de inflamação, leia: Amigdalite.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Articulação do punho
Articulações
União entre partes rígidas do esqueleto, geralmente permitindo sua mobilidade.
Os antígenos estimulam a produção de anticorpos
Diferenças entre antígenos e anticorpos
Clique aqui e descubra as diferenças entre antígenos e anticorpos, dois termos bastante usados em Imunologia.
A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias e afeta as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso.
Doenças causadas por bactérias
Descubra mais sobre as doenças causadas por bactérias. Neste texto abordamos quais são as doenças bacterianas, seus sintomas, transmissão e tratamento.
Imunidade
Aprenda o que é imunidade e seus tipos com este texto. Descubra também como a baixa imunidade pode afetar a nossa vida e os meios de aumentar esse sistema protetor.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
O nosso organismo reage rapidamente contra micro-organismos quando reconhecidos pelo nosso sistema imunológico
Memória imunológica
Veja aqui como funciona a memória imunológica do nosso organismo
Placenta: um importante órgão entre o organismo materno e o feto.
Placenta
Anexo embrionário que realiza trocas de substâncias necessárias ao desenvolvimento do embrião.
Principais componentes do sistema respiratório humano
Sistema Respiratório
Veja como ocorre a respiração e saiba quais órgãos compõem o sistema respiratório humano.
O sistema digestório garante que os nutrientes dos alimentos sejam absorvidos.
Sistema digestório
Amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório. Neste texto, falaremos sobre os órgãos que fazem parte desse sistema e de algumas funções atribuídas a eles.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?