Circulação sistêmica e pulmonar
O sangue é um tecido formado por um líquido denominado plasma e por alguns componentes celulares: hemácias, leucócitos e plaquetas. Esse tecido desempenha importantes funções, tais como nutrição, oxigenação e defesa do organismo, sendo, portanto, fundamental para a nossa sobrevivência.
O sistema cardiovascular, que é o responsável pelo transporte do sangue, é formado por um órgão muscular que funciona como uma bomba (coração) e por vários vasos sanguíneos que são uma espécie de tubulação fechada. São essas estruturas que levam o sangue para as mais variadas partes do corpo e garantem que nutrientes e oxigênio cheguem a todas as células.
Em razão das trocas gasosas que ocorrem entre o tecido sanguíneo e os outros tecidos, o sangue rico em oxigênio que é levado até as células torna-se pobre nesse elemento, necessitando de oxigenação. Para que o processo de oxigenação aconteça, o sangue pobre em oxigênio, também denominado de venoso, deve ser levado até os pulmões para que ocorra a hematose.
De acordo com o caminho que o sangue percorre, podemos classificar os circuitos em circulação pulmonar e circulação sistêmica. Essa última, também denominada de grande circulação, leva o sangue rico em oxigênio presente no ventrículo esquerdo para todas as partes do corpo. O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.
Analise os dois trajetos realizados pelo sangue no nosso corpo
Na circulação pulmonar ou pequena circulação, o sangue pobre em oxigênio encontrado no ventrículo direito é bombeado por meio da artéria pulmonar para os pulmões, mais precisamente para os alvéolos. Nesse local, ele sofre o processo de hematose, tornando-se oxigenado. O sangue é, então, transportado de volta para o coração, sendo lançado no átrio esquerdo pela veia pulmonar.
Vale destacar que o sangue que passa nas circulações sistêmica e pulmonar é o mesmo, uma vez que elas formam um sistema fechado. Entretanto, a pressão exercida por ele em cada circuito é diferente, sendo muito maior na circulação sistêmica do que na pulmonar.
Resumo:
Trajeto da circulação sistêmica: coração → corpo humano → coração.
Trajeto da circulação pulmonar: coração → pulmões → coração.