Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Anatomia Humana
  4. Sistema cardiovascular

Sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular do corpo humano é constituído pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Esse sistema tem como papel principal operar a circulação do sangue no organismo, garantindo, dessa forma, que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e que os resíduos metabólicos sejam transportados até seu local de eliminação. Além disso, também permite, indiretamente, que nosso corpo seja capaz de proteger-se contra infecções, uma vez que é no sangue que encontramos células e proteínas de defesa.

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Vejamos, a seguir, um pouco mais a respeito dessas estruturas:

  • Coração

O coração é um órgão musculoso, localizado atrás do osso esterno, que atua garantindo a propulsão do sangue, funcionando, portanto, como uma bomba. Assim como em aves e outros mamíferos, o coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo, e o átrio direito comunica-se com o ventrículo direito. Valvas presentes no coração impedem o refluxo de sangue. Não há comunicação entre os lados esquerdo e direito, sendo observada a circulação de sangue rico em gás carbônico do lado direito e a de sangue rico em oxigênio do lado esquerdo.

O coração funciona como uma grande bomba que garante o impulsionamento do sangue para as diferentes partes do organismo.
O coração funciona como uma grande bomba que garante o impulsionamento do sangue para as diferentes partes do organismo.

O coração humano apresenta o tamanho aproximado de um punho fechado e possui três camadas formando suas paredes: pericárdio, miocárdio e endocárdio. Pericárdio é a camada mais externa, miocárdio é a camada mediana, e endocárdio é a camada interna.

O miocárdio é formado por tecido muscular cardíaco e sua espessura não é a mesma em todo o órgão. No ventrículo esquerdo, ele se apresenta mais espesso que no ventrículo direito, enquanto nos átrios apresenta-se relativamente fino. Essa espessura está relacionada com a pressão que deverá ser gerada para o impulso do sangue. Como o ventrículo esquerdo garante o bombeamento do sangue para o corpo, sua parede é mais espessa.

O coração bombeia o sangue graças a um ritmo cíclico de contração e relaxamento. Denomina-se de sístole a fase de contração desse ciclo, enquanto a fase de relaxamento é denominada diástole. Os batimentos cardíacos são originados em um sistema próprio do órgão. O chamado nó sinoatrial produz impulsos elétricos que rapidamente se propagam pelo tecido cardíaco.

Esse impulso segue até um ponto de transmissão chamado de nó atrioventricular, localizado na parede entre os átrios direito e esquerdo, daí o impulso segue para o ápice do coração e paredes ventriculares por ramos do feixe e fibras de Purkinje. Se quiser saber mais sobre esse importante órgão do corpo humano, leia: Coração.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são responsáveis por garantir o transporte do sangue pelo corpo. No sistema circulatório humano, o sangue circula sempre dentro dos vasos, sendo, portanto, um sistema circulatório fechado. Podemos distinguir três tipos principais de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.

 Os vasos sanguíneos garantem o transporte de sangue por todo corpo.
Os vasos sanguíneos garantem o transporte de sangue por todo corpo.
  • Artérias: são vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue do coração para todas as partes do organismo. Elas possuem paredes resistentes, sendo essa uma característica importante para suportar o sangue sob alta pressão que sai do coração.

  • Veias: são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue dos vários tecidos do corpo para o coração. Possuem paredes um pouco mais delgadas que as artérias e destacam-se por possuir valvas, que impedem o refluxo de sangue.

  • Capilares: são vasos sanguíneos pequenos e que possuem uma parede muito delgada, formada apenas por uma camada de células. É nos capilares que ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e o líquido intersticial.

Leia também: Diferenças entre artérias, veias e capilares

Circulação do sangue nos seres humanos

O sangue circula de maneira contínua pelo nosso corpo, sendo impulsionado pela contração do coração. Para realizar um circuito completo pelo organismo, o sangue deve passar duas vezes pelo coração, sendo a nossa circulação, portanto, do tipo dupla.

Ao chegar ao nosso coração, vindo do corpo, o sangue encontra-se rico em gás carbônico. Ele é trazido por meio das veias cavas inferior e superior, que o lançam no interior do átrio direito. Do átrio direito, ele passa para o ventrículo direito, que irá bombeá-lo em direção aos pulmões. O sangue é levado para os pulmões pelas artérias pulmonares. Após sofrer a hematose nos pulmões, ele, agora rico em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias pulmonares.

Essas veias lançam o sangue no interior do átrio esquerdo. O sangue então flui para o ventrículo esquerdo, sendo impulsionado para o corpo por meio da artéria aorta. Essa artéria então se ramifica, levando sangue para diferentes partes do corpo. Nos tecidos, ele fornecerá oxigênio e receberá gás carbônico, produzido no processo de respiração celular pelas células.

Essas trocas gasosas ocorrem nos capilares. Estes vão se unindo, formando vênulas e veias, que conduzirão o sangue novamente para o coração. Por fim, as veias cavas superior e inferior lançam o sangue rico em gás carbônico no átrio direito, reiniciando o ciclo.

No nosso corpo, o sangue realiza dois circuitos: o pulmonar e o sistêmico.
No nosso corpo, o sangue realiza dois circuitos: o pulmonar e o sistêmico.

Percebemos, portanto, a presença de dois circuitos: o circuito pulmonar e o circuito sistêmico. O circuito pulmonar, também chamado de circulação pulmonar ou pequena circulação, é o trajeto que o sangue faz do coração para o pulmão e o posterior retorno ao coração. O circuito sistêmico, também chamado de circulação sistêmica ou grande circulação, é o trajeto que o sangue percorre do coração para diferentes partes do corpo e o seu retorno ao coração.

Leia também: Tipos de circulação sanguínea

Pressão arterial

Pressão sanguínea é o nome dado à pressão exercida pelo sangue na parede dos vasos sanguíneos. A pressão arterial, por sua vez, indica a pressão que o sangue faz na parede das artérias. Ela é maior durante a sístole do ventrículo esquerdo (pressão sistólica) e menor durante a diástole (pressão diastólica). Geralmente representamos a pressão arterial em uma fração, como 120/80, em que 120 mmHg (milímetros de mercúrio) representam a pressão sistólica, e 80 mmHg, a pressão diastólica.

Resumo sobre o sistema cardiovascular

  • O sistema cardiovascular é formado pelo coração e os vasos sanguíneos.

  • O coração funciona como uma bomba, permitindo que o sangue seja impulsionado.

  • As artérias são vasos sanguíneos que levam sangue do coração para o corpo.

  • Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue ao coração.

  • Capilares são vasos sanguíneos delgados que permitem as trocas gasosas.

  • O sangue, durante um circuito completo, passa duas vezes pelo coração.

  • A circulação pulmonar é aquela em que o sangue realiza o trajeto do coração para o pulmão e retorna ao coração.

  • A circulação sistêmica é aquela em que o sangue realiza o trajeto do coração para diferentes tecidos do corpo e retorna ao coração.

Exercícios sobre sistema cardiovascular

Veja, a seguir, dois exercícios que abordam o sistema cardiovascular.

Exercício 1 - (Puc-rio) Na circulação dos mamíferos, o coração funciona como uma bomba que se contrai e se relaxa ritmicamente. O sangue bombeado percorre todo o corpo numa sequência constante. Assinale a afirmação correta entre as apresentadas.

a) O sangue venoso passa do átrio para o ventrículo direito e de lá é bombeado para a artéria pulmonar.

b) A artéria pulmonar ramifica-se, levando o sangue arterial para o pulmão, onde ocorre a hematose.

c) O sangue arterial volta ao coração pela aorta, entrando pelo átrio direito e recomeçando o trajeto.

d) É chamada pequena circulação a via que leva o sangue arterial aos tecidos e traz de volta o sangue venoso para o coração.

e) O sangue venoso é vermelho-vivo devido à combinação da hemoglobina com o oxigênio, enquanto o sangue arterial é azul-escuro.

 

Resolução: Letra A. O sangue que chega ao coração vindo do corpo é rico em gás carbônico. Ele entra no coração pelo átrio direito, por meio da veia cava inferior e superior. Do átrio direito, o sangue segue para o ventrículo direito, que o bombeia em direção aos pulmões pela artéria pulmonar.

Exercício 2 - (Unifor) No sistema circulatório humano, o coração funciona como uma bomba. Em relação a esse órgão, pode-se afirmar corretamente que o sangue que

a) entra no átrio direito pelas veias cavas é venoso e é enviado diretamente aos tecidos do corpo.

b) sai pela artéria aorta é venoso e é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

c) entra no átrio esquerdo é oxigenado e provém dos pulmões.

d) entra no ventrículo direito é oxigenado e é enviado aos tecidos do corpo.

e) sai do ventrículo esquerdo é enviado aos pulmões para ser oxigenado.

 

Resolução: Letra C. O sangue que entra no coração pelo átrio esquerdo é rico em oxigênio. Ele é proveniente dos pulmões e chega ao coração pelas veias pulmonares.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Sabemos que o sangue é composto por uma porção líquida, o plasma, e algumas células e fragmentos celulares. Esse sangue circula sempre dentro dos vasos sanguíneos, caracterizando um sistema circulatório fechado. A respeito dos vasos sanguíneos, marque a alternativa incorreta:

a) As artérias levam o sangue do coração para outras partes do corpo.

b) Os vasos sanguíneos de diâmetro microscópio são chamados de capilares sanguíneos.

c) As veias são vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue de diversas partes do corpo para o coração.

d) As artérias apresentam parede relativamente fina quando comparadas à das veias.

e) As paredes das artérias e veias são constituídas por três camadas de tecidos, denominadas túnicas.

Questão 2

Sabemos que o coração humano apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O fluxo sanguíneo dos átrios para os ventrículos é controlado através das chamadas valvas atrioventriculares. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pela valva atrioventricular esquerda, também conhecida como valva

a) cardia.

b) bicúspide.

c) tricúspide.

d) semilunar.

e) pré-capilar.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Sistema reprodutor feminino
Aprenda mais a respeito do sistema reprodutor feminino aqui! Neste texto falaremos a respeito dos principais órgãos desse sistema e suas funções.
Coração
Clique aqui e saiba mais sobre o coração. Neste texto falaremos sobre as camadas que formam sua parede, suas cavidades, suas válvulas e outras características.
Localização do esôfago e de algumas estruturas relacionadas ao sistema digestório.
Esôfago
O componente mais estreito do sistema digestório.
Na embolia pulmonar, trombos instalam-se na artéria pulmonar ou em um de seus ramos.
Embolia pulmonar
Amplie seus conhecimentos sobre embolia pulmonar, uma situação ocasionada pela obstrução da artéria pulmonar e que pode levar à morte, se não tratada adequadamente.
A circulação humana é dupla e completa
Tipos de circulação sanguínea
Entenda os diferentes tipos de circulação sanguínea existentes nos animais clicando aqui!
O sistema cardiovascular é responsável por levar o sangue para todas as partes do corpo
Circulação sistêmica e pulmonar
Compreenda a diferença entre circulação sistêmica e pulmonar, bem como o caminho que o sangue percorre no organismo.
Os corações dos animais apresentam diversas diferenças, como o número de câmeras.
Coração dos vertebrados
Aprenda as principais diferenças existentes em relação ao coração dos vertebrados de cada grupo.
Ao estudar para o Enem, é importante conhecer alguns dos temas mais recorrentes
Top 5 dos temas mais recorrentes em Biologia no Enem
Conheça os cinco temas mais recorrentes em Biologia no Enem e prepare-se para essa prova que tem como principal característica a contextualização.
Os estudos em Fisiologia abordam o funcionamento dos diferentes sistemas
Fisiologia nas provas do Enem
Entenda como é abordada a Fisiologia nas provas do Enem e verifique a resolução de algumas questões presentes nos últimos anos da prova.
Observe o esquema dos vasos sanguíneos presentes no corpo
Diferenças entre artérias, veias e capilares
Compreenda as diferenças entre artérias, veias e capilares, vasos sanguíneos encontrados em nosso corpo que garantem o transporte do sangue.
O corpo humano é uma máquina perfeita e formada por diferentes sistemas.
Corpo humano
Clique aqui e aprenda um pouco mais a respeito do corpo humano. Neste texto, falamos dos níveis de organização do corpo humano e da função de alguns órgãos nele presentes. Falamos ainda a respeito dos diferentes sistemas do corpo humano, os órgãos presentes nesses sistemas e suas funções.
O infarto ocorre como consequência da interrupção do fluxo sanguíneo para o coração.
Infarto
O infarto do miocárdio é um problema de saúde grave que pode levar à morte caso o tratamento não ocorra rapidamente. Clique aqui e saiba mais sobre o tema!
Observe os capilares tecidos do olho humano.
Capilares sanguíneos
Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os capilares sanguíneos, vasos bastante finos e essenciais para garantir a troca de substâncias entre sangue e tecidos.
Órgãos do corpo humano
Conheça alguns dos principais órgãos do corpo humano, suas características e suas respectivas funções com este texto! Clique aqui e confira!
Hematose é a troca de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares.
Hematose
Processo de trocas gasosas (difusão): oxigênio e dióxido de carbono.
Um órgão vital do corpo humano.
Fígado
Você sabia que o fígado é a maior glândula do corpo humano? Clique aqui e conheça sua anatomia e funções.
Laringe: um importante órgão respiratório e fonador.
Laringe
A laringe tem tamanho variável, sendo maior em homens, em face da influência de hormônios. Conheça mais sobre esse órgão tão importante.
Artérias
Clique aqui para saber mais sobre as artérias. Veja suas características, algumas das principais artérias do corpo e sua diferença em relação às veias.