Colágeno
O colágeno, do grego Kolla, que significa cola, e Genno, que significa produção, é uma classe de proteínas fibrosas de origem animal que possui um papel estrutural importante em alguns tecidos, sendo responsável, por exemplo, pela integridade das cartilagens, da pele e dos vasos sanguíneos. Além disso, o colágeno ajuda nos processos de cicatrização e regeneração e na hidratação do corpo.
→ Características do colágeno
O colágeno é uma proteína formada por cadeias dos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina, que estão organizadas de forma paralela. São conhecidos cerca de 29 tipos diferentes de colágeno, que se diferenciam na composição de aminoácidos, nos arranjos, no diâmetro e na localização dos tecidos.
Com estrutura molecular simples, o colágeno é insolúvel em água em virtude da grande quantidade de aminoácidos hidrofóbicos. Eles também se destacam por formar fibras insolúveis com grande força elástica e com capacidade de hidratação.
→ Formação do colágeno
Os diferentes tipos de colágeno são produzidos em nível celular como pró-colágenos e, posteriormente, são secretados. As enzimas colagenases clivam os fragmentos terminais dessas moléculas. Assim sendo, sem os fragmentos terminais, as moléculas de pró-colágeno tornam-se colágeno. Este, por sua vez, sofre polimerização e dá origem às fibrilas colágenas, que se agregam para formar as famosas fibras colágenas.
→ Tecidos que possuem colágeno
O colágeno está presente principalmente nos tecidos conjuntivos, onde é encontrado em grande quantidade. Além desses tecidos, essa proteína estrutural é encontrada em músculos e na camada córnea dos olhos.
→ Obtenção do colágeno
A extração do colágeno é um processo de grande interesse para a indústria, uma vez que essa proteína tem sido usada em substituição aos agentes sintéticos. Ela pode ser retirada de várias espécies de animais, entretanto, no nosso país, é obtida principalmente de subprodutos da indústria da carne, como cartilagens, ligamentos e camadas internas do couro bovino. A partir do colágeno nativo, é possível obter a fibra de colágeno, o colágeno hidrolisado e o colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina).
→ Benefícios do uso do colágeno
Veja os principais benefícios do colágeno, uma importante fonte de fibras nutritivas e de proteína animal.
-
Prevenção e tratamento das disfunções gastrointestinais e como um substituto parcial da carne;
-
Tratamentos para melhorar a elasticidade e firmeza da pele, além de prevenir doenças como osteoporose, hipertensão e úlcera gástrica;
-
Pode ser usado como biomaterial, uma vez que ocorre em grande quantidade nos animais;
-
Possui grande resistência e elasticidade;
-
Pode servir como matriz de liberação de medicamentos e pode ser trabalhado de diversas formas.