Era Mesozoica
A Era Mesozoica é uma era geológica que se estendeu de 251 a 65,5 milhões de anos no passado. Trata-se de uma unidade de tempo geológico em que transformações importantes aconteceram na estrutura geológica e na biosfera do planeta Terra. Por causa da complexidade dos processos, divide-se a Era Mesozoica em três períodos geológicos:
-
Triássico;
-
Jurássico;
-
Cretáceo.
A fragmentação da Pangeia, com a deriva dos continentes e a abertura do Oceano Atlântico, em conjunto com o aparecimento dos dinossauros são os principais eventos da Era Mesozoica. O clima do planeta Terra passou por muitas mudanças durante esse intervalo de tempo, ao mesmo tempo que a configuração da superfície terrestre foi, gradualmente, adquirindo feições conhecidas. Ao final da Era Mesozoica, há 65,5 milhões de anos, o impacto de um asteroide ocasionou uma extinção em massa que levou ao desaparecimento dos dinossauros.
Leia também: Quais são as eras geológicas?
Resumo sobre a Era Mesozoica
-
A Era Mesozoica é uma era geológica que se estendeu de 251 milhões de anos a 65,5 milhões de anos no passado geológico.
-
Antes da Era Mesozoica a Terra passou por uma grande extinção em massa, além da formação da Pangeia e do rebaixamento do nível do oceano, causando clima quente e seco.
-
A Era Mesozoica teve 185 milhões de anos de duração, e se divide em três períodos:
-
Triássico: os dinossauros surgiram nesse período, que foi marcado, também, pelo início da fragmentação da Pangeia.
-
Jurássico: houve a proliferação das espécies de plantas e de animais, com o domínio dos dinossauros. As temperaturas do planeta se tornaram mais baixas.
-
Cretáceo: abertura do Oceano Atlântico e continuidade da deriva continental. Houve uma extinção em massa que levou ao desaparecimento dos dinossauros.
-
-
O fim da Era Mesozoica aconteceu há 65,5 milhões de anos, quando os continentes e o clima do planeta Terra já haviam adquirido muitos dos seus aspectos atuais.
-
A Era Mesozoica é a era geológica intermediária entre a Era Paleozoica e a atual, chamada de Era Cenozoica.
O que foi a Era Mesozoica?
A Era Mesozoica foi uma subdivisão do tempo geocronológico situada no Éon Fanerozoico. Trata-se do intervalo de tempo que foi de 251 milhões de anos no passado geológico até aproximadamente 65,5 milhões de anos. Recebeu esse nome, que significa “vida mediana”, por ser a era geológica intermediária do presente éon, acontecendo após a Era Paleozoica e antes da Era Cenozoica. Nela surgiram diferentes formas de vida animal e vegetal que garantiram a proliferação da biosfera terrestre.
Antecedentes da Era Mesozoica
A Era Mesozoica é antecedida pela Era Paleozoica, que inaugura o Éon Fanerozoico. Durante a Era Paleozoica o meio natural passou por transformações profundas, a começar pelo gradual processo de aglutinação das terras emersas (continentes) dando forma a pelo menos um supercontinente, chamado Gondwana. A continuidade da tectônica de placas nessa era geológica resultaria, mais tarde, na formação da Pangeia. A formação da Pangeia, aliás, promoveu alterações no clima terrestre. Ao final da era Paleozoica, a Terra estava mais quente e seca.
Com a constante aproximação dos continentes observada na Era Paleozoica, determinadas regiões do oceano foram se tornando cada vez mais rasas, o que fez com que muitas espécies de animais marinhos desaparecessem, como foi o caso dos trilobitas.
Por falar nas formas de vida terrestre, registrou-se a explosão cambriana na era que antecedeu a Mesozoica. Essa explosão nada mais foi do que a multiplicação da quantidade de espécies de animais e de plantas em um curto intervalo de tempo, o que resultou na maior diversificação da fauna e da flora do planeta Terra. Entretanto, na transição para a Era Mesozoica houve um evento de extinção em massa que eliminou 96% das espécies do planeta Terra. Dessas, cerca de 70% eram espécies terrestres.
Quais as características da Era Mesozoica?
A Era Mesozoica teve duração de 185 milhões de anos aproximadamente, e teve início após o fim do Período Carbonífero da Era Paleozoica. A transição entre uma era geológica e a outra foi marcada pela maior extinção em massa já vivida no planeta, o que alterou radicalmente a biosfera terrestre. Dada a complexidade dos processos e das transformações no meio natural que aconteceram na Terra durante a Era Mesozoica, ela foi dividida em três períodos geológicos:
• o Triássico, que se estendeu de 251 a 100 milhões de anos;
• o Jurássico, que se estendeu de 200 a 146 milhões de anos;
• o Cretáceo, que se estendeu de 146 a 65,5 milhões de anos.
Quais são os períodos da Era Mesozoica?
Cada um dos três períodos em que se divide a Era Mesozoica foi marcado por eventos de grande magnitude que tiveram importância para a evolução geológica e biológica do planeta Terra. Veja, a seguir, o que aconteceu em cada um dos períodos geológicos da Era Mesozoica.
→ Período Triássico
O Período Triássico foi o período da Era Mesozoica que foi de 251 milhões de anos até 200 milhões de anos. A fauna e a flora do planeta voltaram a se restabelecer durante o Período Triássico, que foi marcado pelo surgimento de novas espécies de animais e de plantas. A vida terrestre foi a que mais se diversificou nesse período, com destaque para o surgimento dos grandes répteis ou dinossauros. No reino vegetal, plantas como as samambaias tiveram origem. Foi, também, durante o período Triássico que a Pangeia começou a se fragmentar.
→ Período Jurássico
O Período Jurássico foi o período que foi de 200 milhões de anos até aproximadamente 146 milhões de anos. No Período Jurássico o clima do planeta Terra deixou de ser quente e seco e se tornou mais tropical, com a alternância entre estações. O tectonismo se tornou ainda mais intenso, dando continuidade ao processo de separação da Pangeia que começou no período precedente.
Durante o Período Jurássico as espécies de plantas, como as cicadáceas, as coníferas e as samambaias, tornaram-se dominantes. No reino animal, os dinossauros ganharam cada vez mais representantes e se tornaram ainda mais numerosos na superfície terrestre. O fim desse período é demarcado pela alteração nas temperarutas do planeta, tornando-se mais frias, e pela formação de dois supercontinentes: Laurásia e Gondwana.
→ Período Cretáceo
O Período Cretáceo começou imediatamente após o fim do Jurássico, há 146 milhões de anos, e se encerrou há 65,5 milhões de anos. Marcou, portanto, o fim da Era Mesozoica. A continuidade do afastamento dos continentes fez com que o Oceano Atlântico se abrisse, o que deu origem, também, à formação da dorsal mesoatlântica. A superfície terrestre, aliás, já adquiria a configuração que conhecemos em termos de distribuição de continentes. O clima terrestre se diversificou bastante durante o Cretáceo devido às transformações na superfície.
As angiospermas surgiram durante o Cretáceo, juntamente com insetos como abelhas e formigas. Muitas espécies animais ganharam cada vez mais espaço nos mares e na superfície, com a diversificação dos mamíferos, principalmente. No início do Cretáceo, os dinossauros se multiplicaram. Entretanto, a queda de um asteroide há 65,5 milhões de anos extinguiu todos os dinossauros do planeta, juntamente com muitas outras espécies de animais e de plantas. Tinha fim, com isso, a Era Mesozoica.
Principais eventos da Era Mesozoica
- Fragmentação da Pangeia e configuração dos continentes como hoje os conhecemos.
-
Alterações no clima da Terra, com o desenvolvimento de áreas quentes e áreas temperadas.
-
Abertura do Oceano Atlântico e formação de mares, com alteração em paisagens costeiras. Formou-se, também, a dorsal mesoatlântica.
-
Surgimento das angiospermas e multiplicação das espécies de plantas e de animais, com destaque para os mamíferos e os insetos.
-
Formação das florestas equatoriais e tropicais ao final dessa era geológica.
-
Surgimento dos dinossauros (Período Triássico) seguido da sua extinção (Período Cretáceo).
-
Grande extinção em massa ao fim do Período Cretáceo, que, além dos dinossauros, eliminou parte importante da fauna e da flora terrestres.
Veja também: O que é a teoria da deriva continental?
Quais são as eras geológicas?
A escala de tempo geológico se divide em quatro unidades, sendo três eras geológicas.
-
Pré-Cambriano (de 4,5 bilhões a 550 milhões de anos);
-
Era Paleozoica (de 550 milhões de anos a 251 milhões de anos);
-
Era Mesozoica (de 251 milhões de anos a 65,5 milhões de anos);
-
Era Cenozoica (de 65,5 milhões de anos até o presente).
Fim da Era Mesozoica
O fim da Era Mesozoica se deu há 65,5 milhões de anos. O evento que marcou o fechamento dessa era geológica foi o impacto de um asteroide que provocou uma enorme extinção em massa, fazendo com que os dinossauros desaparecessem do planeta Terra. Ao final da Era Mesozoica, o clima do planeta e a sua configuração continental ganharam os aspectos que conhecemos atualmente.
Exercícios resolvidos sobre Era Mesozoica
Questão 1
(Ufam) A Geologia divide o tempo de existência da Terra em eras geológicas, que por sua vez se subdividem em períodos. A Era Mesozoica está dividida em três períodos, denominados:
A) Cambriano, Ordoviciano e Siluriano.
B) Triássico, Jurássico e Cretáceo.
C) Triássico, Cretáceo e Carbonífero.
D) Triássico, Jurássico e Quaternário.
E) Devoniano, Carbonífero e Permiano.
Resolução:
Alternativa B.
A Era Mesozoica, mais conhecida pelo surgimento dos dinossauros, é dividida nos seguintes períodos geológicos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.
Questão 2
(UEMG) Sabemos que ao longo de bilhões de anos, a Terra passou por diferentes transformações que vão desde o resfriamento e solidificação das camadas até os resultados das transformações antrópicas.
Nesse contexto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Era Pré-Cambriana se caracterizou pela inexistência da vida no planeta e pela constituição das primeiras rochas magmáticas.
( ) A Era Paleozoica caracterizou-se pela formação das grandes cadeias de montanha, tais como os Andes e os Alpes.
( ) A Era Mesozoica foi marcada pela fragmentação do continente Gondwana, que resultou na formação dos continentes africano e sul-americano e do Oceano Atlântico.
( ) A Era Cenozoica foi marcada pelo grande soterramento de florestas em diversas partes do globo, que resultou na formação das jazidas de carvão mineral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F V F V.
B) V F V F.
C) V V F V.
D) V F F F.
Resolução:
Alternativa B.
Começando pela Era Mesozoica, cuja afirmativa é verdadeira, conseguimos chegar até a resposta da questão. A primeira afirmativa é verdadeira, pois no Pré-Cambriano não existiam formas de vida complexas. As grandes cadeias montanhosas não se formaram na Era Paleozoica, e sim na Cenozoica. Já a formação de jazidas de carvão mineral ocorreram no Pré-Cambriano.
Fontes
TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed.
YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Mesozoic. United Stated Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/mesozoic.
YOUTH AND EDUCATION IN SCIENCE (YES). Paleozoic. United Stated Geological Survey (USGS), [s.d.]. Disponível em: https://www.usgs.gov/youth-and-education-in-science/paleozoic.