Resfriado, rubéola, sarampo e varíola: doenças virais.

Resfriado, rubéola, sarampo e varíola são exemplos de doenças virais. Os vírus infectam as células ao penetrarem o ácido nucleico e a cápsula.
As lesões da varíola, na maioria das vezes, deixam cicatrizes.

Vírus causadores de doenças humanas podem ser de DNA ou RNA, geralmente infectando as células ao penetrar não só o ácido nucleico, mas também sua cápsula. Quando estes são envelopados, tal estrutura se incorpora na membrana plasmática da célula invadida.

Abaixo, o nome e as características de algumas destas doenças:


Resfriado: com causa e sintomas semelhantes ao da gripe, seu quadro é mais brando, não provocando quadro febril. A maioria dos resfriados é causada por RNA vírus de cadeia simples.

Rubéola: seus sintomas são semelhantes aos da gripe, mas apresentando manchas rosadas na pele. Causada por RNA vírus de cadeia simples, quando a infecção ocorre em gestantes, existe um grande risco de o bebê apresentar problemas relacionados à audição, visão, cognição, ou mesmo causar a sua morte. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas, ou com gotículas de saliva eliminadas no ar contendo o vírus. Existe vacina específica para esta doença.

Sarampo: tosse, febre alta e manchas vermelhas pelo corpo são suas características principais. É transmitida pelo contato com o patógeno eliminado pelas vias respiratórias. É causada por um RNA vírus de cadeia simples, que pode ser combatido por meio da vacinação.

Varíola: causado por um DNA vírus envelopado e de cadeia simples, esta doença atinge a corrente sanguínea, e causa diversos ferimentos em todo o corpo, deixando cicatrizes. A transmissão se dá pelas vias respiratórias, ou contato com a secreção proveniente das lesões. Sua vacina é bastante eficiente.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.