Whatsapp icon Whatsapp

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus de RNA pertencente ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxovirida. Essa doença é grave e pode até mesmo causar a morte do indivíduo, sendo considerada uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, em especial em países mais pobres. A seguir conheceremos alguns aspectos importantes dessa doença, tais como transmissão, sintomas, complicações e tratamento.

O sarampo é uma doença grave que se destaca pela presença de manchas vermelhas no corpo.
O sarampo é uma doença grave que se destaca pela presença de manchas vermelhas no corpo.

Transmissão do sarampo

O sarampo, como dito, é causado por um vírus, sendo o ser humano seu único reservatório. Esse vírus é transmitido por meio de secreções eliminadas pelo doente quando este, por exemplo, tosse, espirra ou fala. A doença é, portanto, transmitida de uma pessoa para outra.

Segundo o Ministério da Saúde, uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes, fato esse que demonstra o quanto a doença é contagiosa. Devido ao fato das secreções serem lançadas no ambiente pelo doente, as aglomerações e a permanência em ambientes fechados são fatores que favorecem o contágio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença que tem como sintoma mais marcante o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. Entretanto, os sintomas do sarampo não se resumem a essa característica. Veja a seguir os principais sintomas dessa doença:

Principais sintomas do sarampo

Febre alta (geralmente acima de 38,5 ºC)

Mal-estar

Irritação nos olhos

Coriza

Tosse

Manchas vermelhas na pele

Pequenos pontos brancos na mucosa (manchas de Koplik)


As manifestações clínicas do sarampo podem ser divididas em três períodos:

  • Período de infecção: inicia-se com o surgimento de sintomas como febre, tosse, coriza e irritação nos olhos. As manchas vermelhas na pele surgem por volta do quarto dia e, em três dias, atingem todo o corpo do indivíduo.

  • Período de remissão: caracteriza-se, como o nome indica, pela remissão dos sintomas. A febre vai desaparecendo, e as manchas vermelhas tornam-se mais escurecidas e, em algumas situações, descamam.

  • Período toxêmico: quando há grande comprometimento da resistência do indivíduo. Esse comprometimento faz com que superinfecções virais ou bacterianas ocorram, desencadeando complicações.

Um dos principais sintomas do sarampo é o surgimento de manchas pelo corpo.
Um dos principais sintomas do sarampo é o surgimento de manchas pelo corpo.

Veja também: Infecção generalizada (sepsia) - causas e sintomas

Complicações do sarampo

O sarampo é uma doença que pode levar a complicações graves e até mesmo causar a morte do doente. Febre por mais de três dias após o surgimento das manchas no corpo deve ser considerada um sinal de alerta para complicações. Entre as principais complicações da doença estão:

  • Pneumonia;

  • Infecção de ouvido;

  • Encefalite;

  • Em gestantes que contraem o sarampo, podem ocorrer nascimento prematuro e bebê com baixo peso.

As complicações podem ser responsáveis ainda por deixar algumas sequelas. Entre as mais comuns estão: surdez, cegueira e retardo no crescimento.

Saiba mais: 5 problemas de saúde que mais matam no mundo

Tratamento do sarampo

O sarampo é uma doença que, infelizmente, não tem nenhum tratamento específico. Os medicamentos utilizados no doente visam apenas a redução dos seus sintomas e, consequentemente, o mal-estar causado pela infecção.

A vitamina A é recomendada pela Organização Mundial de Saúde para crianças acometidas pelo sarampo. A administração dessa vitamina está associada com a redução de ocorrência de complicações.

Prevenção do sarampo

O aumento de casos de sarampo está relacionado, entre outros fatores, com a não vacinação.
O aumento de casos de sarampo está relacionado, entre outros fatores, com a não vacinação.

A prevenção do sarampo é feita pela vacinação. A vacina é aplicada em crianças e em adultos que não foram imunizados, não receberam todas as doses ou não sabem se receberam a vacina. Veja a seguir como é realizada a vacinação para cada grupo:

  • Vacinação de crianças: A primeira dose da vacina é recebida pela criança ao completar 1 ano. Já a segunda dose é administrada quando ela completa 15 meses de idade. Essa segunda dose é a última dose da vacina por toda a vida. Vale destacar que, em caso de surto da doença, pode ser recomendada uma “dose zero”, que é administrada em crianças de 6 meses a menores de 1 ano. Essa dose é extra.

  • Vacinação de adultos que tomaram apenas uma dose até os 29 anos de idade: O adulto receberá uma segunda dose da vacina para complementar o esquema.

  • Vacinação de adultos que não receberam ou não sabem se receberam a vacina: Se a pessoa tem até 29 anos de idade, duas doses serão administradas. Se a pessoa tem entre 30 e 49 anos, apenas uma dose será fornecida.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo.
A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo.

A ampla cobertura vacinal contra o sarampo no Brasil foi um dos principais fatores que contribuíram para que, em 2016, o nosso país recebesse da Organização Pan-Americana da Saúde o certificado de eliminação do sarampo. Infelizmente o título foi perdido após um surto da doença no país que se iniciou em 2018.


Leia também: 17 de outubro - Dia Nacional da Vacinação

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

17 de outubro – Dia Nacional da Vacinação
Entenda a importância do Dia Nacional da Vacinação e aprenda um pouco mais sobre essa forma de imunização.
Hepatite A
Clique aqui e conheça mais a respeito da hepatite A, uma doença causada por um vírus e que pode ser prevenida com vacinação e hábitos adequados de higiene.
Hepatites virais
Descubra o que são hepatites virais, quais são seus tipos, formas de transmissão, sintomas e tratamentos por meio da leitura do nosso texto.
Poliomielite
Você já ouviu falar da poliomielite? Clique aqui e saiba mais sobre essa doença, conhecida também como paralisia infantil. Saiba seus sintomas e tratamento.
Resfriado, rubéola, sarampo e varíola: doenças virais.
Conheça como ocorre a transmissão de algumas doenças virais e quais são os tratamentos adequados.
Varíola
Saiba mais sobre a varíola, uma doença atualmente erradicada em todo o planeta.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.