Saliva
Ao ver um alimento saboroso ou ao pensar em uma boa comida, é normal que nossa boca encha-se de saliva, um líquido fundamental para a digestão dos alimentos, mas que também possui outras importantes funções.
→ O que é a saliva?
A saliva é um líquido incolor produzido pelas glândulas salivares e lançado no interior da cavidade bucal. Essas glândulas podem ser classificadas, de uma maneira geral, em dois grupos: as maiores, formadas pelas glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, e as menores, que são encontradas praticamente por toda a cavidade oral.
A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio. Além desses elementos, na saliva também estão presentes substâncias orgânicas, tais como enzimas, proteínas, glicose e ureia. Com a secreção das glândulas, podemos encontrar ainda restos alimentares, muco, micro-organismos e células do epitélio oral.
A secreção da saliva pelas glândulas é induzida por estímulos físicos, químicos, biológicos e psíquicos. Vale frisar que o fluxo salivar é quase nulo durante o sono e reduzido pela manhã, aumentando principalmente no período da tarde. Esse fluxo também varia de acordo com idade, sexo e, provavelmente, com a Genética.
As glândulas salivares produzem a saliva
→ Quais são as funções da saliva?
A saliva apresenta várias funções, apesar de ser mais conhecida pela sua participação no processo digestório. São funções que podem ser atribuídas à saliva:
-
Formação do bolo alimentar;
-
Digestão inicial dos polissacarídeos por meio da enzima denominada de amilase salivar;
-
Ação antimicrobiana por meio da, por exemplo, lisozima, que é capaz de quebrar paredes celulares de bactérias;
-
Proteção dos dentes e da mucosa bucal;
-
Lubrificação dos tecidos, facilitando, assim, a alimentação e a fonética;
-
Regulação do pH no interior da boca, que varia entre 6,5 e 7,4;
-
Autolimpeza da boca.
→ CURIOSIDADE
Você sabia que existe “saliva” sendo vendida em farmácias? Não se trata de saliva humana, mas de um substitutivo da saliva que é usado por pessoas que apresentam uma manifestação clínica conhecida como boca seca. Esse produto lubrifica a cavidade oral, diminuindo o sintoma desagradável da secura. Vale ressaltar, entretanto, que não causa a cura de nehuma doença.