Sistema ABO e as possíveis transfusões sanguíneas

Antes da descoberta dos tipos sanguíneos muitos acidentes fatais ocorreram

Antes da descoberta do sistema ABO muitos acidentes fatais ocorreram devido ao desconhecimento de que o sangue das pessoas não é necessariamente igual. Foi somente no início do século XX que o médico austríaco Karl Landsteiner, juntamente com sua equipe de colaboradores, descobriu a existência de grupos sanguíneos através de pesquisas feitas a partir do sangue de várias pessoas diferentes. Eles observaram que quando o sangue de uma pessoa era misturado ao de outra pessoa, o sangue podia ou não se aglutinar. Dessa forma, eles concluíram que na espécie humana existem quatro tipos sanguíneos, conhecidos como tipo A, B, AB e O.

 

Dando continuidade a suas pesquisas, o médico descobriu que nossas hemácias contêm substâncias chamadas de aglutinogênios, que variam de pessoa para pessoa. Descobriu-se também que no plasma sanguíneo existem anticorpos batizados de aglutininas, elas têm a capacidade de reagirem com os aglutinogênios. Tanto os aglutinogênios quanto as aglutininas são determinadas geneticamente.

Pessoas que possuem o sangue do tipo A apresentam aglutinogênio A e aglutinina anti-B. Já as pessoas que possuem o sangue do tipo B apresentam aglutinogênio B e aglutinina anti-A. As pessoas com sangue do tipo AB apresentam aglutinogênio AB, mas não apresentam nenhum tipo de aglutinina, enquanto as pessoas com sangue tipo O não apresentam nenhum tipo de aglutinogênio, mas possuem aglutinina anti-A e anti B.

Tipo sanguíneo

 

Aglutinogênios encontrados nas hemácias

 

Aglutininas encontradas no plasma sanguíneo

A

 

A

 

Anti-B

B

 

B

 

anti-A

AB

 

AB

 

O

 

 

anti-A e anti-B

Por exemplo, uma pessoa com sangue do tipo A (que apresenta aglutinina anti-B) poderá receber sangue do tipo A e do tipo O. Nesse caso, essa pessoa não poderá receber nunca o sangue de pessoas do tipo B e AB, pois esses tipos sanguíneos apresentam aglutinogênio B nas hemácias, o que poderia causar um grave acidente.

 

Pessoas com sangue do tipo B (que apresentam aglutinina anti-A no plasma sanguíneo) podem receber sangue do tipo B e do tipo O, mas não podem nunca receber sangue do tipo A e AB. Isso ocorre porque nos tipos sanguíneos A e AB encontramos o aglutinogênio A.

Pessoas que apresentam sangue do tipo AB são consideradas receptoras universais, pois podem receber sangue de qualquer tipo. Isso se deve ao fato de que esse tipo sanguíneo não apresenta aglutinina de nenhum tipo. É importante lembrar que esse tipo sanguíneo pode receber sangue de todos os outros tipos sanguíneos, mas pode doar somente para ele mesmo.

Já o tipo sanguíneo O é considerado doador universal, pois por não apresentar nenhum tipo de aglutinogênio, ele pode doar para qualquer grupo sanguíneo, lembrando que esse tipo sanguíneo só pode receber sangue do tipo O.

Tipo sanguíneo

Pode receber de

Pode doar para

         A

        A e O

        A e AB

         B

        B e O

        B e AB

        AB

     A, B, AB e O

           AB

         O

           O

     A, B, AB e O

 

Publicado por Paula Louredo Moraes
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos